Saltar para o conteúdo

Artigos

III SINISTRO FEST 2024

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DO CEARÁ

III SINISTRO FEST (Divulgação), arte de Chico Shiko
III SINISTRO FEST (Divulgação), arte de Chico Shiko

Eis que em outubro de 2024 – mais precisamente de 8 à 13 do mês corrente, no Cineteatro São Luiz (cinema clássico da cidade de Fortaleza/CE, localizado no Bairro Centro, Rua Major Facundo Nº 500) – acontecerá o III SINISTRO FEST. Festival Internacional de Cinema Fantástico do Ceará, que tem o tesão em açambarcar o que há de invocado nas tergiversações do medo e do absurdo do cinema de terror/horror e fantástico.

O Sinistro segue sob a organização dos cofundadores, realizadores e produtores Wesley Gondim e Thiago Rocha; e o mote do festival segue numa contínua busca por uma diversificação tácita dos materiais fílmicos envolvidos, com obras que pertencem à várias categorizações do fantástico horrorífico, inclusive conurbando algumas delas. O medo segue como transfiguração invocada acerca da manipulação sensorial, que nos traz tanto o absurdo como forma de choque e tesão. Muito porque é exatamente esta excitação aloprada que nos faz querer experenciar ainda mais esse tipo de pedrada. A efervescência – estomacal ou intestinal (ou alguma outra) – que acomete os fãs de terror/horror e fantástico é diagnosticada em parte como um tratado a respeito do que é proibitivo e radical. Mas que ainda prima pela experimentação ao diferente. Já que dentro de espectros do nosso real a brutalidade existe sob outras formas talvez. Mesmo que a realidade possa ser mais horrorosa do que o horror, como dizia o Zé do Caixão. Como tais pertencentes ao diabo do cinema, os filmes dos gêneros citados não deixam de ser uma expiação/excitação de seus realizadores que encontraram uma forma bruta de se expressar e que prima tanto pela honestidade quando pela vagabundagem. É um espectro sem limites.

Wesley Gondim e Thiago Rocha. Organizadores do III SINISTRO FEST 2024. Aqui em um registro durante o II SINISTRO FEST em 2023 (Foto: Ted Rafael)
Wesley Gondim e Thiago Rocha. Organizadores do III SINISTRO FEST 2024.
Aqui em um registro durante o II SINISTRO FEST em 2023 (Foto: Ted Rafael)

A existência de um festival dessa envergadura possui assaz relevância pra dar lastro e espaço para novos realizadores – além de dar vazão à figuras brasileiras conhecidas do gênero também. É dentro de uma égide de oportunidade de exibição dessas fitas invocadas que se monta a estrutura desse evento. São novas perspectivas aliadas à outras anteriores para montar um caleidoscópio criativo [seja ele de viés radical anarquista dalguns filmes, ou mais conservadores no trato com os gêneros] desta esfera de enriquecimento que o evento tem suas bases. A curadoria fora desenrolada com uma gama abusiva de inscrições, segundo o material de divulgação/programação do próprio III SINISTRO FEST:

Nesta edição, recebemos 568 inscrições de obras nacionais e internacionais, um recorde que nos enche de orgulho. A curadoria criteriosa de Beatriz Saldanha, Carlos Primati e Yasmine Evaristo selecionou 79 filmes, que farão parte das mostras competitivas e exibições especiais, incluindo estreias mundiais, latino-americanas e nacionais. Os filmes competirão nas categorias de Longa-Metragem Nacional e Internacional, Curta-Metragem Nacional e Internacional, e o Ceará Sinistro, que celebra o cinema produzido no nosso Estado.[1]

Sobre os curadores - que todos os três são mantidos para esta edição - eu os explicitei anteriormente no II SINISTRO FEST 2023:

Curadoria desenrolada pelo crítico e pesquisador especializado em cinema fantástico Carlos Primati, com artigos sobre o nosso Zé do Caixão, Carlos Hugo Christensen, entre outros –; Beatriz Saldanha – pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, atuante por integrar diversas curadorias e juris por festivais Brasil afora –; Yasmine Evaristo – crítica de cinema com material publicado no site Longa História e membra da Abraccine; entre outros partícipes.[2]

A equipe de curadoria do III SINISTRO FEST em 2024: Yasmine Evaristo, Carlos Primati e Beatriz Saldanha (Fotos de Acervo Pessoal)A equipe de curadoria do III SINISTRO FEST em 2024: Yasmine Evaristo, 
Carlos Primati e Beatriz Saldanha (Fotos de acervos pessoais)

O III SINISTRO FEST 2024 conta com um corpo cinematográfico que possui em seu escopo categórico 4 longas-metragens nacionais, 4 longas-metragens internacionais, 7 curtas-metragens cearenses, 30 curtas-metragens internacionais e 34 curtas-metragens nacionais. As premiações seguirão um esquema com as seguintes divisões: Melhor curta-metragem Nacional, Melhor Curta-metragem Internacional, Melhor Longa-metragem Internacional, Melhor Longa-metragem Nacional, Melhor Ceará Sinistro (melhor curta-metragem cearense). O Juri composto para as citadas premiações é formado por algumas figuras conhecedoras do gênero partícipes do terror/horror/fantásticos. Seriam os próprios: Roseane Braga, “professora e servidora pública em Fortaleza, aficionada por literatura e filmes de terror, pesquisadora de literatura fantástica de horror, e uma das associadas do cine clube Horror Sombrio”[3]; Jardel Gonçalves, “fotógrafo e videomaker, professor de fotografia e audiovisual, apaixonado por filmes de horror, é pesquisador sobre o tema e já produziu curtas-metragens do gênero”[4]; Ted Rafael, pesquisador e professor de história por formação, documentarista, fotógrafo e crítico de cinema com foco em especificidade no cinema de terror/horror underground; Carlus Campos, “artista visual que utiliza várias linguagens em suas experimentações, trabalha com desenho, pintura, aquarela gravura e fotografia, ilustrador do Jornal O Povo onde começou a trabalha em 1987”[5]; Ana Luiza Rios, “atriz, pesquisadora, preparadora de elenco, escritora e roteirista, já participou de mais de 30 produções teatrais e audiovisuais, entre curtas-metragens, longas-metragens e séries”.[6]

O Júri do III SINISTRO FEST em 2024: Carlus Campos, Jardel Gonçalves, Roseane Braga, Ana Luiza Rios e Ted Rafael (Fotos de acervos pessoais)O Júri do III SINISTRO FEST em 2024: Carlus Campos, Jardel Gonçalves, 
Roseane Braga, Ana Luiza Rios e Ted Rafael (Fotos de acervos pessoais)

Além da gama severa de filmes exibidos, o III SINISTRO FEST 2024 ainda tem a audácia de oferecer outras atrações – atividades paralelas –, tais quais uma abertura primordial via orquestra e 4 cursos diversos. Eis a estes materiais:

Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - UECE (Fotos: Guilherme Silva)Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - UECE (Fotos: Guilherme Silva)

Cerimônia de Abertura com a Orquestra Sinfônica da UECE (Universidade Estadual do Ceará) no Cineteatro São Luiz no dia 10 de outubro a partir das 19h. Orquestra com 65 integrantes com direção e regência dos maestros Alfredo Barros, William Ciriaco e Rélmerson Lima. A temática a ser apresentada será uma junção entre a música tocada e sequências dos clássicos do expressionismo alemão, entre eles, Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, 1922), Metrópolis (Metropolis, 1927) e O Gabinete do Dr. Caligari (Cabinet des Dr. Caligari., Das, 1920).

Palestra CINEMA E ACESSIBILIDADE: a importância da acessibilidade audiovisual para a democratização do cinema. A ocorrer dia 8 de outubro de 2024 no Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri, R. São Pedro, 337 - Centro, Juazeiro do Norte/CE. Capitaneada por Sara Benvenuto, [que] “é professora assistente do Curso de Letras em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas da Universidade Estadual do Ceará - UECE, campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. “[7] Sobre o presente curso em conversa minha com Sara ela afirma:

Apresentação e discussão da tradução audiovisual, envolvendo acessibilidade audiovisual, principalmente a audiodescrição (AD), a legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), e a tradução e interpretação de língua de sinais (TILS) como recursos de acessibilidade cultural e educacional para produções audiovisuais. Apresentação da Teoria e prática envolvendo pesquisas e produções acessíveis realizadas no Brasil. Sobre o impacto dessa atividade, é sensibilizar sobre a inclusão audiovisual para produtores e realizadores da área. Além disso, introduzir conceitos básicos dos principais recursos de acessibilidade audiovisual, como audiodescrição, LSE e TILS para realizadores e produtores culturais/audiovisuais.[8]

Em carne viva: O Corpo no horror francês feito por mulheres. Dia 8 de outubro de 2024, no Cineteatro São Luiz, Sala Seu Vavá – rua Major Facundo 500, Centro – Fortaleza/CE. Por Beatriz Saldanha. Pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, escreve regularmente sobre filmes para livros, encartes de homevideo e catálogos de mostras, além de integrar curadorias e júris de festivais pelo país.”[9] E sobre o seu projeto ela discorre:

Neste seminário, propomos uma imersão no cinema francês de horror, conhecido por ser, ao mesmo tempo, profundamente gráfico e reflexivo. A partir dos anos 2000, diretoras como Julia Ducournau, Coralie Fargeat, Marina De Van, Catherine Breillat, Lucile Hadzihalilovic e Claire Denis se lançaram a explorar esse lado mais grotesco do gênero em suas narrativas, sempre com uma consciência simbólica do que representa o corpo, suas modificações e violações. Alguns tópicos que serão abordados:

É possível falar sobre uma tradição francesa no horror?
O horror francês e a predileção pelas imagens de violência.
Uma nova onda de diretoras no cinema francês.
A geração La Fémis e seu cinema feroz.
De dentro para fora: como suas protagonistas espelham a sociedade?[10]

Atividades Paralelas do Sinistro com DARKFLIX, Mozart Freire,
Yasmine Evaristo, Beatriz Saldanha e Sara Benvenuto
 (Divulgação III SINISTRO FEST)

A Evolução dos Mortos-Vivos – Uma comparação entre as versões de 1968 e 1990. Dia 8 de outubro de 2024, Cineteatro São Luiz, Sala Seu Vavá – rua Major Facundo 500, Centro – Fortaleza/CE. Por Yasmine Evaristo. “É graduada em Artes Plásticas, pela Escola Guignard (UEMG), e graduanda em Letras - Tecnologias da Edição, pelo CEFET-MG, pesquisa e escreve sobre cinema, principalmente cinema fantástico e de horror e representação e representatividade de pessoas negras no cinema.”[11] Sobre seu projeto ela discorre:

Você está convidado para um mergulho profundo no universo dos zumbis! Neste seminário, vamos analisar duas obras-primas que revolucionaram o gênero terror: A Noite dos Mortos-Vivos [(Night of the Living Dead, 1968)] de 1968, dirigida por George Romero, e a versão de 1990 [A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead, 1990)] , dirigida por Tom Savini. O que será abordado: Pioneirismo e Legado: Descubra como o filme de Romero se tornou um marco do cinema e influenciou gerações de cineastas. Evolução do Gênero: Comparação dos estilos visuais, narrativos e temáticos de ambas as versões e como o gênero zumbi evoluiu ao longo dos anos. Efeitos Especiais: Aprecie a maestria de Tom Savini na criação de efeitos especiais que marcaram época. Crítica Social e Entretenimento: Analise de como cada filme aborda temas como sociedade, violência e medo, gênero e raça e como isso se relaciona com o contexto histórico de suas produções.[12]

Oficina Meu Primeiro Curta de Terror. Dia 8 e 9 de outubro de 2024, no Centro Cultural do Banco do Nordeste (CCBNB) – rua Conde D’Eu 560, Centro – Fortaleza/CE. Sala Multiuso. Por Mozart Freire. “Sociólogo e mestre em sociologia pela UFC. Possui formação técnica em audiovisual pela Vila das Artes [...] Têm experiência na área de roteiro e direção de cinema. É diretor e roteirista dos Curtas Cinemão (2015), Janaína Overdrive (2016), Pop Ritual (2019). [...] É diretor do projeto Papo Meia-noite.[13] E sobre sua oficina ele alopra:

A primeira janela de abertura que a maioria dos interessados no audiovisual possuem no cinema é produzir um curta-metragem de baixo orçamento. Nesse sentido, escrevemos um roteiro, juntamos amigos e pessoas com afinidades e enfrentamos a produção de um filme independente. Mas como vamos saber se o nosso projeto se encaixa na realização de um curta independente de terror? Como tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel. Como tirar as ideias do papel e transformá-las em um curta-metragem e o que fazer depois? A oficina Meu Primeiro Curta de Terror apresentará os desafios e os pesadelos da realização de um curta-metragem de terror independente. Dessa maneira, vamos introduzir, com praticidade, noções básicas de escrita de roteiro e produção de um curta-metragem voltado para o gênero. Essa oficina é destinada a jovens que pretendem dar seus primeiros passos no audiovisual e gostam de terror.[14]

Mostra Expressionismo Alemão | Darkflix. Exibição do clássico filme Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, 1922), de F.W. Murnau. Exibição dia 11 de outubro de 2024, Cineteatro São Luiz, Sala Seu Vavá – rua Major Facundo 500, Centro – Fortaleza/CE.

Loja parceira do Sinistro, a Velério Virtual com Barba Vorhees, aqui em registro em evento pré-II SINISTRO FEST, no Covil Rock'n Bar em 2023 (Foto: Ted Rafael)Loja parceira do Sinistro, a Velório Virtual com Barba Vorhees, aqui em registro em 
evento pré-II SINISTRO FEST, no Covil Rock'n Bar em 2023 (Foto: Ted Rafael)

Para completar o serviço ainda vai ser estraçalhada a Feira Sinistra, que consiste na participação de lojas diversas de artefatos do terror/horror e fantástico. Com um trabalho diverso que abarque camisetas, livros, acessórios, bolsas e esculturas. Seriam as respectivas lojas: Velório Virtual, do chapa Barba Vorhees, parceiro do Sinistro Fest desde sua primeira edição. A velório trabalha por sobre venda de DVD’s, livros horroríficos e apetrechos outros, além de camisas de filmes de terror/horror. Carmen San’Thiago: Multiartista visual, bolsas, pinturas e acessórios. Fina Metal: Uma loja voltada ao Rock com acessórios diversos às figuras que tem coragem. Ispaide Studio: Ispaide Idilécio. Artista visual e esculturas. Estará esculpindo formas durante todos os dias do evento.  Bustos, cabeças e esculturas menores.

Sentiram o drama? O III SINISTRO FEST 2024 oferece essa gama de conjurações vinculadas à arte do fantástico, e por dentro dos mais variados escopos. O medo aporta de várias formas e como traz a reboque o tesão. O Cineplayers vai fazer uma cobertura completa desse assombroso III SINISTRO FEST 2024.

COBERTURA III SINISTRO FEST 

DIA 001 - 09/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 002 - 10/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 003 - 11/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 004 - 12/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 005 - 13/10 - III SINISTRO FEST 2024

PROGRAMAÇÃO III SINISTRO FEST 2024PROGRAMAÇÃO III SINISTRO FEST 2024

OS FILMES DO III SINISTRO FEST 2024

LONGAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Al impenetrable (Al impenetrable, 2023). De Sonia Bertotti (Divulgação). Al impenetrable (Al impenetrable, 2023). De Sonia Bertotti (Divulgação).

预兆 | Indera (Indera, 2024). [Malasya 1h44min], De Woo Ming Jin. 11/10 Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Ambientado durante um confronto real de 1985 entre moradores e a polícia do governo, Indera segue um pai e sua filha que se mudam para uma casa isolada na zona rural da Malásia, onde espíritos e demônios são tão perigosos quanto armas. O filme se passa no contexto do Incidente de Memali, um evento controverso em que a polícia enfrentou aldeões acusados de fundamentalismo, resultando em várias mortes.”

Párvulos (Párvulos, 2024).  [México 1h59min]. De Isaac Ezban. 12/10. Sessão 19h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Párvulos é uma história distópica de amadurecimento e terror ambientada em um futuro próximo após uma calamidade viral. Três jovens irmãos vivem sozinhos em uma cabana isolada, guardando um segredo aterrorizante no porão. Quando seu mundo fechado é invadido por forças monstruosas além de seu controle, eles precisam lutar para proteger uns aos outros e tentar salvar sua família em um mundo desconhecido.”

Las Nubes | The Clouds (Las Nubes | The Clouds, 2024). [Argentina 1h41min]. De Eduardo Pinto. 11/10. Sessão 19h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Um homem marcado pela violência desde a infância torna-se líder de uma gangue de ladrões. No entanto, seu trauma o persegue quando ele enfrenta a traição de seus sócios. Las Nubes explora os limites da justiça, lealdade e redenção.”

Al impenetrable (Al impenetrable, 2023). [Argentina 1h28min]. De Sonia Bertotti. 12/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Três jovens entram em uma comunidade Qom no meio do Impenetrável Chaqueño para realizar um programa de televisão que retrata a miséria e desolação em que vivem, e como a falta de interesse político e social afeta seu cotidiano.”

CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS
Frost (Frost, 2023). De Diego Marzuil (Divulgação) Frost (Frost, 2023). De Diego Marzuil (Divulgação)

Coléoptère (Coléoptère, 2023). [França 15min]. De Martin Gouzou 13/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Nesta interpretação livre e contemporânea de "A Metamorfose" de Franz Kafka, Grégoire Samsa é um zelador solitário que passa por uma dramática transformação física e psicológica enquanto busca amor e aceitação.”

Fasten Your Belts (Fasten Your Belts, 2023). [Rússia 24min]. De Mikhail Morskov, Vitaly Dudka. 12/10. Sessão 14h.Sala Seu Vavá. “O copiloto trancou a cabine e está prestes a destruir o avião. O capitão e a tripulação têm apenas 10 minutos para salvar os passageiros.”

Frost (Frost, 2023).  [Argentina 7min]. De Diego Marzuil. 11/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Em uma noite, uma garota surda testemunha um monstro matando sua mãe. Enquanto ela foge, encontra um homem suspeitamente prestativo, mas com intenções ocultas.”

Nocturna (Nocturna, 2024). [México 15min]. De Pablo Olmos Arrayales. 11/10. Sessão 19h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Após um longo dia de trabalho, Max presencia uma situação perigosa quando uma mulher embriagada entra no vagão de metrô, atraindo a atenção de um passageiro com más intenções.”

Nahialli (Nahialli, 2023). [México 14min]. De Grace Amabile, Enrique Montoya
09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “A chegada de um novo filho à vida de Pancho e Mary está envolta nas superstições sobre bruxas, onde as promessas não cumpridas terão um custo de ouro e sangue.”

Rear Road (Rear Road, 2023). [Espanha 16min]. De Roberto Montalbo. 13/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Presa em um grande engarrafamento no meio do nada, uma jovem pensa ter visto um assassinato em uma van próxima.”

Ada (Ada, 2023). [França 17min]. De Anaïs Vachez. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Ada, uma menina de oito anos, testemunha as tensões constantes entre seus pais. Uma noite, uma discussão, particularmente acalorada explode.”

Writer's Block (Writer's Block, 2023). De Steven Schloss (Divulgação). Writer's Block (Writer's Block, 2023). De Steven Schloss (Divulgação).

Writer's Block (Writer's Block, 2023). [Estados Unidos 8min]. De Steven Schloss. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Na esperança de conquistar sua liberdade, um prisioneiro se envolve em um processo sangrento que inclui desmembramento, fumo excessivo e coelhos mutilados.”

Naualli (Naualli, 2024). [México 6min]. De Adrian de la Pena. 11/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Um homem enlutado busca vingança, sem saber que está despertando uma criatura mística conhecida como o Nagual.

The Game (The Game, 2024). [Rússia 15min]. De Inga Sunagatullina. 11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro “Sonya e Grisha decidem roubar a vovó. A força e a juventude estão a favor deles, mas a idosa tem alguns truques na manga.”

Factory Drop (Factory Drop, 2024). [Alemanha 15min]. De Petja Pulkrabek. 11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Em 2118, trabalhadores forçados na Fábrica vivem sem emoções ou contato. Mia encontra uma caixa de música, o que a aproxima de Juri. Descobertos, eles fogem e, no topo do prédio, decidem se render ou saltar juntos para o desconhecido.”

Acufene (Acufene, 2024). [Itália 12min]. De Davide Cipolat. 11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Um músico ouve um lamento assustador vindo dos canos de sua pia, acompanhado por um zumbido agudo. Ele grava o som para usar na peça que está compondo, mas essa frequência perturbadora traz à tona memórias de uma mulher do seu passado.”

Apotemnofilia (Apotemnofilia, 2023). [Espanha 10min]. De Jano Pita. 13/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “É noite de estreia, o teatro está lotado, mas Clara, a atriz principal, se recusa a sair do camarim. Algo dentro dela a impede de sair, algo que ela terá que enfrentar.”

23 (23, 2023). [Itália 20min]. De Elia Castangia. 13/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Erica, considerada perigosa por sua psicóloga, admite sua obsessão por um homem que ela segue secretamente, invade sua casa e coleta objetos pessoais. Ao descobrir um segredo sombrio sobre ele, uma revelação chocante ocorre na última sessão de terapia.”

The Noonday Demon (The Noonday Demon, 2023). De Conall Pendergast (Divulgação). The Noonday Demon (The Noonday Demon, 2023). De Conall Pendergast (Divulgação).

The Child (The Child, 2023). [Bélgica 23 min]. Bekim Vanbosche. 11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Durante a gravidez, uma mulher enfrenta sintomas aterrorizantes que exigem uma intervenção urgente, mergulhando-a em uma das situações mais sombrias.”

House on Wheels (House on Wheels, 2023). [Rússia 30min]. De Klim Tukaev.  13/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Em um mundo pós-apocalíptico, a utopia se torna a vida familiar comum, que só pode ser vivida como fantasia. Essas fantasias são supostamente vendidas por um certo "professor" que vive como eremita nas profundezas das catacumbas. No entanto, o verdadeiro custo de uma sessão é proibitivo.”

Hypnosis? (Hypnosis?, 2023). [Espanha 6min]. De Sergio Skidanov.  10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Propomos um experimento para um chat de Inteligência Artificial: responder a todas as perguntas tentando gerar terror.”

Sincopat (Sincopat, 2023). [Espanha 13min]. De Pol Diggler. 13/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Ona, uma executiva criativa de uma grande empresa, está prestes a lançar no mercado a mais recente revolução tecnológica: um dispositivo que permite ouvir música diretamente no cérebro.”

Voyager (Voyager, 2023). [Espanha 15min]. De Pablo Pagán. 13/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Camila, uma motorista de caminhão de festas, descobre pílulas misteriosas que permitem que ela faça uma jornada astral. Usando esse novo poder, ela explora o mundo além da cabine do caminhão e reflete sobre sua dificuldade de integração na sociedade.”

Aspic (Aspic, 2023). [Itália 5min]. De Ottavia Starace, Giorgia Moraca. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Em uma Milão deserta, um entregador recebe uma encomenda misteriosa.”

Where Still Water Lies (Where Still Water Lies, 2023). [França 27min]. De Leïla Gentet. 09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Em uma vila sufocada por uma onda de calor, um estudante desaparece repentinamente em uma poça d'água. Impactado pela ausência do antigo amigo de infância, Elliot tenta explicar o inexplicável e reatar o laço de amizade perdido.”

Sacrifice (Sacrifice, 2023). De Aldo Enrique Apango Ortiz (Divulgação). Sacrifice (Sacrifice, 2023). De Aldo Enrique Apango Ortiz (Divulgação).

A Green Affair (A Green Affair, 2024). [Austrália 18min]. De Rebecca Thomson.  11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Uma mulher em um casamento solitário começa um caso com sua planta favorita, "Boston", mas logo passa a questionar se ele é amigo ou inimigo.”

E.V.A. (E.V.A, 2023). [Espanha 9min]. De Héctor de la Rosa. 13/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Eva, uma escritora frustrada presa ao computador, recebe uma ligação em um celular misterioso. A partir desse momento, ela começa a vivenciar uma série de pesadelos onde nada é o que parece.”

Marshmallows (Marshmallows, 2023). [Espanha 15min]. De Edu Escudero Garrusta. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Após a morte de seu pai, Noe vai até a casa dele para buscar o terno em que ele será enterrado. Ao chegar, ela descobre algo que a confronta com o maior dilema que uma filha pode imaginar: proteger ou revelar o segredo que seu pai escondia.”

The Guardian's Window (The Guardian's Window, 2023). [Portugal 11min]. De Benoît Bruère. 09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Acompanhamos o cotidiano de um gato. Quando os donos dormem, a casa é dele. Ele faz suas tarefas e também protege o lar. De quê? Almas e espíritos que vagam pelo mundo sobrenatural.”

The Noonday Demon (The Noonday Demon, 2023). [Canadá 8min]. De Conall Pendergast. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Um homem visita sua paixão de infância, que guarda um segredo perigoso.”

El Inquilino (El Inquilino, 2023). [México 20min]. De Samantha Gómez. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Uma trabalhadora sexual encontra um zumbi durante seu turno e, com pena dele, o leva para casa. O zumbi se torna seu inquilino, e juntos encontram maneiras estranhas de se relacionar, transformando-se em algo mais.”

Sacrifice (Sacrifice, 2023). [México 13min]. De Aldo Enrique Apango Ortiz. 11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Atormentado pelo desaparecimento de seu filho no lago onde pescou a vida inteira, Miguel está disposto a sacrificar tudo, até mesmo sua fé, para tê-lo de volta em seus braços.”

Katie's Skin (Katie's Skin, 2024). [Estados Unidos 10min]. De Steven Schloss. 13/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Através de uma revelação horrível, um convidado indesejado para o jantar aprende a encontrar conforto em sua própria pele.”

Intrusive (Intrusive, 2024). [Alemanha 15min]. De Alex Hosfeld. 09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Recém-casada, Pia está sozinha em casa quando seu parceiro, que deveria estar no exterior, aparece inesperadamente. Com o telefone incessantemente tocando e crescentes suspeitas, Pia enfrenta o desafio de lidar com a verdade.”

LONGAS-METRAGENS NACIONAIS
O Código Cicada (O Código Cicada, 2024). De Bruno Albuquerque (Divulgação). O Código Cicada (O Código Cicada, 2024). De Bruno Albuquerque (Divulgação). 

O Código Cicada (O Código Cicada, 2024). [Brasil 1h30min]. De Bruno Albuquerque. 13/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Em um Brasil sob um novo regime ditatorial, Íris, uma jovem hacker cujo pai foi preso como dissidente político, encontra um desafio online de uma organização secreta chamada ‘Cicada’. Essa descoberta a lança em uma jornada que pode não apenas mudar o destino do país, mas também revelar o verdadeiro destino de seu pai.”

Amado Pai (Amado Pai, 2024). [Brasil 1h32min]. De Leo Miguel. 12/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Voltando ao interior, Samuel confronta os fantasmas de sua infância traumática, quando sua mãe morreu queimada e seu pai o abandonou para viver com outra mulher. O ódio que ele sente pelo pai não pode ser expresso, pois o velho não tem saúde física ou mental para compreender o que está acontecendo.”

Histórias Estranhas II (Histórias Estranhas II, 2024). [Brasil 1h22min]. De Rodrigo Aragão, Salles Fernandes, Filipe Ferreira, Ricardo Ghiorzi, José Pedro Lopes, Henrique Nuzzi. 13/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro “Seis novas histórias emergem no novo longa-metragem da franquia Histórias Estranhas, trazendo o tema Demônios e Possessões.”

Atmosfera (Atmosfera, 2023). [Brasil 1h30min]. De Paulo Caldas. 12/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Edmundo é caseiro de um sítio em São Paulo e vive isolado no meio da natureza. A presença da sua mãe assombra-o com poesias e memórias do sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho no fantástico. O caseiro poeta se depara com a morte e busca dar significado à vida.”

CURTAS-METRAGENS NACIONAIS
O Ror De Caronte (O Ror De Caronte, 2023). Ronaldo B. Filho. (Divulgação) O Ror De Caronte (O Ror De Caronte, 2023). Ronaldo B. Filho. (Divulgação)

Não Precisa Pedir Desculpa (Não Precisa Pedir Desculpa, 2024). [Brasil, 17min]. De Franco Cavezale. 13/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Rafa, um jovem transgênero e gay, conhece Henrique, um rapaz de São Paulo que o aceita como ele é. Após uma tragédia que o transforma em um ser sobrenatural, Rafa percebe que nunca será aceito pela sociedade cisgênera e busca vingança.”

Mãe (Mãe, 2023). [Brasil 22min]. De Natália Tavares. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Homens estão desaparecendo de uma vila no sertão nordestino. Luís, que vive apenas com sua mãe, suspeita que ela possa estar envolvida nesses desaparecimentos. O limite com o sobrenatural é explorado neste curta-metragem, onde o abandono leva os personagens a tomar decisões irreversíveis.”

O Ror De Caronte (O Ror De Caronte, 2023). [Brasil 25min]. De Ronaldo B. Filho. 12/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Cesar Rymkiewicz, dono de uma hamburgueria na pequena vila de Caronte, enfrenta o desemprego e a fome causados por uma pandemia. Para sustentar sua família, ele recorre a medidas extremas. No entanto, seu esquema é ameaçado quando os jornalistas investigativos Leo Capel e Rey entram em cena.”

Enfim Devorei A Noite (Enfim Devorei A Noite,2023). [Brasil 23min]. De Thais Ramos. 13/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Em uma floresta sombria uma mulher idosa e solitária luta para sobreviver as dificuldades físicas e mentais do isolamento.”

O Solar Dos Prazeres Noturnos (O Solar Dos Prazeres Noturnos, 2024). [Brasil 30 min]. Matheus Marchetti. 13/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Vicente entrevista seu ídolo, Rodrigo Escher – um ex-astro mirim que agora vive recluso em sua sinistra casa de família. Rodrigo afirma que sua família é amaldiçoada com uma beleza eterna em troca de uma completa deterioração mental.”

El Canto Del Urutau (El Canto Del Urutau, 2023). [Brasil 19min]. De Moisés Luna. 09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Luisa e Rafael, um casal que vive em uma área rural, usa diversos elementos da natureza ao redor de sua casa para proteger seu bebê recém-nascido, ameaçado por uma entidade maligna.”

A Grande Torre (A Grande Torre, 2024). [Brasil 17min]. De Rodrigo Scheid. 13/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Em um mundo onde a natureza está desaparecendo, Lauri vive em uma cidade no sul do Brasil, onde os assentados lutam para sobreviver em terras improdutivas. Diferente dos outros, ele tem um sonho que o guia até a Grande Torre.”

O Processo (O Processo, 2023). [Brasil 8 min]. De Eduardo Aliberti. 11/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Em uma festa, quatro amigos discutem se irão passar pelo Processo, um novo processo médico misterioso.”

Refém Intergalático (Refém Intergalático, 2023). De Douglas Top Gun Martins (Divulgação). Refém Intergalático (Refém Intergalático, 2023). De Douglas Top Gun Martins (Divulgação).

Refém Intergalático (Refém Intergalático, 2023). [Brasil 20 min]. De Douglas Top Gun Martins. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Douglas "Top Gun" Martins, um mercenário especializado em missões perigosas, é contratado para resgatar um refém em um manicômio abandonado, governado por um mestre Illuminati e seus assassinos insanos. Em uma aventura cheia de ação e mistério, ele enfrenta demônios em busca do resgate.”

Encanto Quebrado (Encanto Quebrado, 2023). [Brasil 17 min]. De Luan Filippo. 13/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Uma bruxa do século XXI lança um feitiço de amor para seu vizinho. Quando ela percebe que ele é um idiota e se arrepende, lembra-se de que o feitiço é irreversível.”

Noz Pecã (Noz Peçã, 2023). [Brasil 15 min]. De Aline Gutierres. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Emília busca entender o que aconteceu com sua irmã Ana, que acordou inconsciente na vila onde vivem. Confrontando seus medos da floresta e do passado da vila, ela enfrenta desafios cada vez mais sombrios enquanto a saúde de Ana se deteriora.”

Arapuca (Arapuca, 2023). [Brasil 20 min]. De Joel Caetano. 12/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Marcos retorna à antiga casa para cuidar do pai, gravemente doente. A falta de comunicação entre eles agrava a frustração de Marcos, revivendo tensões antigas enquanto ele busca respostas inalcançáveis.”

Samuel Foi Trabalhar (Samuel Foi Trabalhar, 2023). [Brasil 17 min]. De Janderson Felipe, Lucas Litrento. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Na véspera de deixar a informalidade e ser contratado, Samuel é assombrado pelo seu instrumento de trabalho: a fantasia de engenheiro.”

Água Doce (Água Doce, 2023). [Brasil 25 min]. De Antonio. 13/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “João e Pedro são primos que se reencontram pela primeira vez desde a infância. Eles estão lidando com a herança da fazenda do avô, que está prestes a ser vendida para uma usina de açúcar industrial. Enquanto resolvem a questão, forças da natureza desvendam problemas não resolvidos entre eles.”

O Aniversário Do Seu Lair (O Aniversário Do Seu Lair, 2022). [Brasil 18min].  De Dácio Pinheiro. 13/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Lair está exausto. Ele não consegue mais beber, sua esposa está morta, e em seu 80º aniversário, a família entediante de sua filha aparece com um bolo que ele odeia. Mas, quando ele os expulsa de sua casa, Lair recebe uma tentadora chamada do além.”

Caixeiro Viajante (Caixeiro Viajante, 2023). [Brasil 4 min]. De Nataly Pereira Santos. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Uma adolescente passa por um jardim misterioso quando sente uma fragrância doce. Ao seguir o aroma, ela descobre um terrível segredo.”

Guerra Civil (Guerra Civil, 2024). De Flávio Carnielli (Divulgação). Guerra Civil (Guerra Civil, 2024). De Flávio Carnielli (Divulgação).

Perfecta Pulchritudo (Perfecta Pulchritudo, 2023). [Brasil 6min]. De Pedro Raposo. 12/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Um casal obcecado com a aparência vive em uma casa abandonada que só possui objetos relacionados à beleza humana e ao consumismo irracional. Todos os dias, uma caixa misteriosa contendo recortes de bocas, olhos e narizes aparece na porta de sua casa.”

Agarra (Agarra, 2023). [Brasil 5min]. De Clara Estolano. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Um jovem casal deixa a festa para viver um momento mágico na floresta sob a lua cheia.”

Sala De Espera (Sala de Espera, 2023). [Brasil 27 min]. De Paula Santos. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Uma mulher solitária presa em uma rotina repetitiva é assombrada por seus próprios fantasmas. Ao tentar escapar, fugindo de sua própria imagem que traz à tona todos esses medos, ela vai até a rodoviária, mas a coragem de partir desaparece.”

Temporada De Caça (Temporada de Caça, 2024). [Brasil 10 min]. De João Italo. 09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “No final dos anos 60, uma onda de mortes e desaparecimentos força os moradores de uma pequena vila a fugir. Um casal decide ficar para honrar a conquista de sua nova casa e agora precisa proteger sua família contra uma ameaça misteriosa.”

Jaguanum (Jaguanum, 2023). [Brasil 20 min]. De Samuel Lobo. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “O rompimento de uma barragem de minério contaminou os rios do Brasil com resíduos tóxicos, provocando o maior desastre industrial do século. Desde então, algo estranho está acontecendo com Redson.”

Guerra Civil (Guerra Civil, 2024). [Brasil 25 min]. De Flávio Carnielli. 10/10.  Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Uma pequena comunidade decide enfrentar o sagrado em busca dos segredos para a libertação da humanidade.”

Corpo De Bytes (Corpo De Bytes, 2023). [Brasil 16 min]. De Luques Oliveira. 09/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “c0rp0 de bytes explora o ciberespaço como uma extensão do mundo físico, onde o corpo é tratado como uma máquina e o coletivo é refém do capitalismo. O curta digitaliza as experiências humanas, questionando a obsolescência do corpo e a necessidade de constante reconfiguração nesse novo mundo.”

Sangria (Sangria, 2023). [Brasil 14min]. De Henrique Schlickmann. 13/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Lucca, após perder seu grande amor, começa a se desassociar da realidade e é atormentado por uma versão perturbadora de si mesmo, que ele desconhecia. Ele confunde essas alucinações com seu irmão gêmeo, Heitor, transformando seu luto em uma batalha contra si mesmo na busca pela aceitação da morte.”

Piquenique No Castelo (Piquenique no Castelo, 2024). De Petter Baiestorf (Divulgação). Piquenique No Castelo (Piquenique no Castelo, 2024). De Petter Baiestorf (Divulgação).

Visagens E Visões (Visagens e Visões, 2024). [Brasil 19 min]. De Rod Rodrigues. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Durante uma viagem nas primeiras horas da manhã, um taxista conta a uma passageira histórias estranhas que ocorreram em diferentes bairros e décadas de Belém, mudando as perspectivas e reflexões da jovem sobre a cidade.”

Transmutação (Transmutação, 2024). [Brasil 20 min]. De Natan Ribeiro da Silva. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Eulice, uma mulher negra de 26 anos, em um momento conturbado de sua vida, se isola por três dias na fazenda de uma curandeira, onde passa por um ritual na tentativa de se livrar do que a atormenta.”

Petrificada (Petrificada, 2024). [Brasil 12 min]. De Iuri Bermudes, Renata Weinberger. 12/10. Sessão 16h30. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “Alice tem um encontro na casa de Bruno, mas o comportamento dele a deixa desconfortável. Ela quer ir embora, mas é impedida.”

Transe (Transe, 2024). [Brasil 14 min]. De Samira Uchôa, Mia Shimon. 13/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Iara, uma jovem imigrante do Pará em crise de relacionamento, viaja ao litoral de São Paulo em busca de cuidados, sob a promessa de viver uma experiência de cura transcendental pelas mãos da massagista Elza. Iara não imagina que esse encontro pode mudar seu destino para sempre.”

Caído (Caído, 2023). [Brasil 14min]. De Alexandre Estevanato. 10/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Isolado em uma casa decadente no meio do nada, ele só quer ser deixado em paz, sem as perturbações daqueles que o culpam pelas misérias e infortúnios de suas próprias vidas, mas uma visita inesperada será crucial para o seu destino e o curso da humanidade.”

Através Do Vale Da Estranheza (Através Do Vale Da Estranheza, 2024). [Brasil 22 min]. De Leon Barbero. 12/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “As qualidades de Jonas finalmente são notadas por seu escritório. Determinado a cumprir suas promessas, ele ultrapassa os limites de sua mente e corpo, aventurando-se por territórios desconhecidos, através de vales que não deveriam ser cruzados.”

Amor Irreal (Amor Irreal, 2023). [Brasil 6min]. De Lucas Reis. 12/10. Sessão 14h. Sala Luiz Severiano Ribeiro. “AMOR IRREAL Uma mensagem pode causar danos irreparáveis. Atitudes também.”

Piquenique No Castelo (Piquenique no Castelo, 2024). [Brasil 12 min]. De Petter Baiestorf. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Amigos que pretendem fazer um piquenique no Castelo passam por uma teia burocrática para obter autorização para que o piquenique aconteça. Baseado no livro "O Castelo" de Franz Kafka.”

O Cacto (O Cacto, 2023). [Brasil 10 min]. De Ricardo Kump. 12/10. Sessão 14h. Sala Seu Vavá. “Um homem, atormentado por uma grave doença no sistema nervoso, se encontra paralisado em um ambiente remoto e hostil após um acidente. Sua situação toma novos rumos à medida que ele se entrega e aceita sua nova realidade.”

Conexão (Conexão, 2024). [Brasil 15 min]. De Julie Ketlem. 10/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “O mundo está em constante loading. Valentina perdeu a conexão consigo mesma. Ela tenta escapar pelas máscaras das mídias sociais, mas o WiFi para de funcionar e sua casa monocromática não é mais segura. Em meio a uma crise de ansiedade, ela descobre que o que a assombra é ela mesma. Desmascarada, ela enfrenta suas desconexões e o suicídio não é mais uma opção.”

CEARÁ SINISTRO
O Feliz Aniversário Do Meu Pai (O Feliz Aniversário Do Meu Pai, 2024). De Aparecido Santos, Tiago Maia (Divulgação).O Feliz Aniversário Do Meu Pai (O Feliz Aniversário Do Meu Pai, 2024). 
De Aparecido Santos, Tiago Maia (Divulgação).

Crayon (Crayon, 2024). [Brasil 13min]. De Juno, Becca Lutz. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Mel é uma artista trans que usa seus desenhos como refúgio. Quando seu autorretrato, Crayon, ganha vida, a protagonista passa a ser perseguida por ele.”

O Feliz Aniversário Do Meu Pai (O Feliz Aniversário Do Meu Pai, 2024). [Brasil 18min]. De Aparecido Santos, Tiago Maia. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Augusto, um homem adulto e frustrado, registra imagens de seu dia com uma câmera enquanto se prepara para cozinhar seu prato favorito para o aniversário de seu pai. Ao longo dos vídeos, ele visita pontos ilustres da cidade de Camocim (CE) enquanto reúne os elementos necessários para o banquete final.”

Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas (Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas, 2024). [Brasil 19 min]. De Ariza Torquato, Briar, Kaye Djamillá. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Após a morte de sua mãe, Maya entra em depressão. Na tentativa de se recuperar, ela decide passar um tempo na casa de sua avó Antonia, uma fervorosa católica. Ao chegar, é cercada pelos costumes e símbolos da religião de sua avó.”

O Verbo (O Verbo, 2024). [Brasil 20 min]. De Juliana Craveiro, Lucas Souto. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Carla, uma jovem estudante de física na universidade, é filha de uma mãe abusiva que a obriga a participar dos cultos de sua congregação religiosa. No entanto, a jovem é invadida por pensamentos que teorizam cientificamente a figura de Deus e, quando menos espera, uma mulher misteriosa a faz saber toda a verdade por trás de seus devaneios.”

Ártemis (Ártemis, 2024). [Brasil 18 min]. De Victor Emanuel Borges, Maria Tamires. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Receosos pela opressão crescente diante do cenário da ditadura militar, Marlene e Hélio se agarram à esperança de encontrar um abrigo em uma residência abandonada, no interior do estado do Ceará.”

Enquanto As Velas Estão Acesas, Meu Coração Está Em Chamas (Enquanto As Velas Estão Acesas, Meu Coração Está Em Chamas, 2024). [Brasil]De Gabriel Oliveira. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Em um primeiro encontro entre dois estranhos, as velas que iluminam o ambiente têm uma importância especial para um deles.”

Seis Léguas E Pouco (Seis Léguas E Pouco, 2023). [Brasil 24 min]. De Miro Faheina. 11/10. Sessão 16h30. Sala Seu Vavá. “Um misterioso contador de histórias narra um conto assustador sobre dois primos viajando de uma cidade no Ceará para outra. Apenas um deles chega ao destino.”

o Troféu do III SINISTRO FEST. O Quibungo, pela autoria do artista Mario Portela (Fotos: Divulgação)O Troféu do III SINISTRO FEST. O Quibungo, pela 
autoria do artista Mario Portela (Fotos: Divulgação)
COBERTURA III SINISTRO FEST 

DIA 001 - 09/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 002 - 10/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 003 - 11/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 004 - 12/10 - III SINISTRO FEST 2024
DIA 005 - 13/10 - III SINISTRO FEST 2024

NOTAS

[1] ROCHA, Thiago; GONDIM, Wesley. III SINISTRO FILM FESTIVAL – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DO CEARÁ. Programação. Site sinistrofest.com. 2024. Disponível em: https://www.sinistrofest.com/c%C3%B3pia-selecionados-2024. Acesso em 01 out. 2024.

[2] RAFAEL, Ted. II SINISTRO FEST 2023 – II FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DO CEARÁ. Artigo. Site Cineplayers.com. 2023. Disponível em: https://www.cineplayers.com/artigos/festivais/ii-sinistro-fest-2023 Acesso em 01 out. 2024.

[3] BRAGA, Roseane. Roseane Braga: Depoimento [out. 2023]. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Material concedido através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[4] GONÇALVES, Jardel. Jardel Gonçalves: Depoimento [out. 2023]. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Material concedido através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[5] CAMPOS, Carlus. Carlus Campos: Depoimento [out. 2023]. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Material concedido através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[6] RIOS, Ana Luiza. Ana Luiza Rios: Depoimento [out. 2023]. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Material concedido através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[7] BENVENUTO, Sara. Sara Benvenuto: Depoimento [out. 2024]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[8] Idem

[9] SALDANHA, Beatriz. Beatriz Saldanha: Depoimento [out. 2024]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[10] Idem

[11] EVARISTO, Yasmine. Yasmine Evaristo: Depoimento [out. 2024]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[12] Idem

[13] FREIRE, Mozart. Mozart Freire: Depoimento [out. 2024]. Entrevistador: Ted Rafael. Ceará, 2024. Arquivos de escrita digital. Entrevista concedida através do programa Whats app, em decorrência da criação do artigo para o site Cineplayers “III SINISTRO FEST 2024”.

[14] Idem

III SINISTRO FEST (Divulgação), arte de Chico ShikoArte do III SINISTRO FEST (Divulgação), material de Chico Shiko

Comentários (0)

Faça login para comentar.