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Arqueólogo, Ladrão de Tumbas e Mestre do Entretenimento

Comentários curtos sobre diversão e roubo

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008); Fonte: Divulgação/Lucasfilm
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Fonte: Divulgação/LucasFilm

A insurgência do herói esperto, malandro, metido a estudioso, contrasta com a contracultura e radicalismo brutal e testosterônico das figuras badass dos anos 70 e 80, mas é nisso que o Indiana Jones - sempre interpretado por Harrison Ford, que projeta-se como um artíficie perfeito para compor a personalidade canalha de Jones - se configura como um personagem rasgado para o entretenimento que é tridimensional, absolutamente cativante em seus erros e acertos. Sob a égide de uma década focada na violência que a citada contracultura traz a reboque, Indy viria a reviver o passado das matinês descompromissadas dos anos 40 com um tom aventuroso escapista apresentado, onde aposta tanto na segurança dos vilões num primeiro momento (nazismo), quanto nos chamados para aventura regados por deliciosa malandragem de seu protagonista e um abuso de competência na condução narrativa assim como cenas de ação antológicas, tornando a saga relevante e inesquecível para o mainstream

A história existe mediante a escolha do ser humano em passar para frente seu legado (individual e coletivo) através da escrita e das suas mais diversas possibilidades de criação cultural, social, moral e política. Isto acaba por gerar as mais variadas versões a partir de quem resolve se viabilizar a contar as estórias que sejam vistas a posteriori como história. Sejam elas feitas por vencidos ou vitoriosos, sob perspectivas micro ou macro-históricas, pelo estado em sua “história oficial” ou pelos invocados da história vista de baixo; a história exige a perspectiva de conjuntura sazonal de quem escreve assim como da perspectiva temporal de quem lê. E é nisso que se agarram (muitas vezes de forma orgânica, outras tantas de forma abertamente proposital, ou vagabunda mesmo) produções de cunho a olhar o passado sob sua própria égide. Obviamente que o cinema de curtição escapista teria a obrigação de participar oportunamente desta situação. Nisso entram as batutas de Steven Spielberg e George Lucas, que visaram realizar uma obra que se utilizasse da história recente para compor um material de vistoso desenfadamento. Aloprando referências ao divertimento cinematográfico de películas antigas assim como aventando um tipo de fita que acabaria por criar escola no cinema do gênero. Um sanguessuga do entretenimento.

Parte da presunção põe como protagonista um arqueólogo, professor, ladrão de tumbas ocidental (sim) frente a momentos históricos regados à perspectiva deste ocidente diante da história apropriando-se disso com a liberdade que escolhe e mantendo um tom pesado de misticismo que sirva de tempero para o crescer orgânico dessas narrativas. O exagero como afirmação aventuresca usando a história como pano de fundo (não a revelia total da ciência, mas usando-se oportunamente dela quando achar que seja condescendente para tal) aqui é absolutamente funcional ao divertimento. Onde vende-se um personagem com uma declaração de posicionamento dúbia – de vieses tão canalhas como heroicos –, enquanto o coloca em diversas situações de perigo iminente para que o mesmo participe de momentos históricos importantes e ele como parte ora passiva ora ativa daquilo que o cerca. Uma testemunha que age em prol do benefício dos seus enquanto acaba por salvar uma galera dalguma hecatombe por aí, com o roubo de artefatos históricos sempre presentes. O roubo da história como salvacionismo da humanidade é um troço absolutamente cínico que é respaldado pelo capitalismo cinematográfico. Tudo isso regado à sensacional diversão. E é na diversão que a cinessérie se esbalda. Desde a escolha acertada do posicionamento dos personagens à triagem do elenco selecionado para interpretá-los. Dando ênfase ao tom daquilo que cada um dos filmes pede. E sem esquecer da ação propriamente dita que é conduzida em vários esquemas pendulares pelo planeta. A epítome do chamado para aventura.

Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Fonte: Divulgação/Lucasfilm
Os Caçadores da Arca Perdida (1981); Fonte: Divulgação/LucasFilm

Pra começar temos o clássico popular quase que instantâneo Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark, 1981), que oportuniza a empreitada do professor Jones em busca da Arca da Aliança que daria poderes estrondosos ao exército nazista. Uma relíquia que o próprio Führer estava afim de desenrolar. Este material prima pela apresentação de suas figuras as estabelecendo bem, e sem excesso de didatismo ou exposição avulsa. E visa entreter através do entrechoque entre a disciplina nazista para o destroço e o tom canalha de Indiana Jones para confrontá-los. O sujeito segue um caminho canastrão e dúbio com a busca do artefato como fim para descobri-lo, roubá-lo e, a posteriori – via a descoberta do tesão nazista em tê-lo –, trancafiá-lo no lar yankee. Aqui temos um manual de características para a franquia, desde o comportamento de Jones frente às vicissitudes apresentadas; seus coadjuvantes escadas que o ajudam a percorrer as jornadas; seus vilões abarcados na história ocidental moderna; e de um final sempre vultuoso e acachapante. Estas escolhas do Spielberg são moldadas por todos os filmes sendo bem executadas diante dos roteiros escolhidos a cada sequência. Não há novidades absurdas, mas, sim, uma busca por equilíbrio destes elementos que causem uma distração catártica nos expectadores. Sem contar na trilha sonora sensacional do mestre John Williams. É um microcosmo do que funciona dentro do esquema industrial de entretenimento estadunidense. Para o bem e para o mal. Desde suas escolhas espertas às suas percepções ocidentais obtusas de mundo.

Indiana Jones e O Templo da Perdição (1984); Fonte: Divulgação/Lucasfilm
Indiana Jones e O Templo da Perdição (1984); Fonte: Divulgação/LucasFilm

Na segunda empreitada já temos um tom mais voltado ao terror (beliscando o gênero ao menos). Indiana Jones e O Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom, 1984), chega pra servir como prequela do material anterior onde busca ter uma trajetória mais deslocada de seu predecessor, sugestionando por sobre as idiossincrasias da saga (no caso do que funcionou da fita primeva) e do gênero para se vender. Diverte descompromissadamente sim, mas parece ser o mais óbvio dos filmes a seguir uma fórmula. Tendo funcionalidade pela escolha mais sombria de temática e pela direção da ação empolgante de Spielberg. Aqui o arqueólogo passa a ajudar uma tribo da Índia a descobrir quem diabos está sequestrando crianças e o que fazendo está com as mesmas. Com direito a merenda de cérebro de macaco e jovens tendo seus corações literalmente arrancados à mão. As cenas soltas servem bem a seu propósito criando momentos de tensão que acabam por melhorar o resultado final, mas fica aquém do alcance do primeiro. E ainda tem o tratamento bizarro dado aos indianos com males absurdos aplicados a eles, com direito a tribalismo mal ajambrado e sacrifícios humanos a rodo. Aquele tratamento ocidental maroto sobre o que se pensava do oriente. Tudo muito bem embalsamado pela competência costumeira à diversão do diretor, que, por exemplo, tempera tudo com ótimas escolhas de planos – o plano persecutor da queda da ponte do feiticeiro vilanescoso ao final é fantástico. Nada como um verniz cinematográfico maroto para escamotear um crasso racismo.

Indiana Jones e A Última Cruzada (1989); Fonte: Divulgação/Lucasfilm
Indiana Jones e A Última Cruzada (1989); Fonte: Divulgação/LucasFilm

Nisso temos o terceiro material. Marca uma maturidade de Spielberg na direção, conduzindo o elenco na melhor relação de personagens da saga onde os diálogos afiados funcionam desde suas piadas ou em momentos de tensão e drama, fora algumas gags visuais referenciais divertidas. Aproveita para meter um tema mais sério na jogada sobre a relação de pai e filho e de Indy e do Henry sênior, coisa que o filme de 1984 desperdiçara a oportunidade de fazer com o lance do sequestro infantil. Indiana Jones e A Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade, 1989), versa sobre o artefato do Santo Graal de Cristo usado na santa ceia que teria o poder da imortalidade e que – novamente – os nazistas estariam atrás para um aumento de seu poder. O estudioso viciado no santo Graal é exatamente o Professor Henry Jones sênior, pai do Indiana, interpretado pelo grande Sean Connery. Aqui a melhor escolha de elenco coadjuvante entre todas da série com Connery fazendo o contraponto perfeito ao Ford, com seu tom mais acadêmico e disciplinado contra a malandragem descambada de Ford. Apesar da repetição dos vilões nazistas, aqui há uma diferenciação para o primeiro material que é o tom mais pessoal e egoísta dos vilões sobre o poder do artefato, onde eles são imbuídos de interesses desesperadamente próprios para a obtenção do santo graal, ao invés de pensar em levá-lo direto à Hitler. Esse caráter de tom mais pessoal embutido aos vilões acabar por justificá-los ainda mais e manter um interesse extra na trajetória de procura deles, deixando-os mais interessantes e paranoicos do que os anteriores. Além da ação bem conduzida – com direito a uma deliciosa sequência inicial de um Indy mais novo interpretado pelo saudoso jovem River Phoenix –, o terço final condiciona-se na tensão das resoluções dos problemas do percurso das ações cercadas pela urgência de salvação do pai de Indy, fazendo com que o caráter de fé dos personagens adicione mais uma camada aos mesmos. Traz uma constatação de encaixe ainda maior aos tratamentos dados das outras aventuras.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008); Fonte: Divulgação/LucasFilm
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008); Fonte: Divulgação/LucasFilm

Quase 20 anos se passaram sem Indiana e eis que o retorno chegaria em 2008. Numa espécie de filme quase primordial no ressuscitar de séries de fitas paradas nos anos 80, usando exatamente do tempo passado e da condição de terceira idade de seu protagonista. Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008), leva o agora senhor professor Jones numa busca que envolve caveiras de cristal como relíquias, novo aporte familiar para o protagonista, um MacGuffin/deus ex-machina excessivo ao final, e vilões soviéticos. Claro que um negócio abusivo desses iria prestar. Aposta frontalmente no exagero, não só de sua premissa e personagens, mas na condução do todo, como se fosse um misto de tributo-sátira às matinês dos anos 40 e 50 que homenageia desde o primeiro. Mas aqui fica latente o tom de sátira mesmo; seja no posicionamento da vilã Irina Spalko - Cate Blanchett, que entendeu perfeitamente a farra aqui transposta -, que profere um sem número de frases feitas e movimenta-se numa mistura de bailarina-robô com vilania over de materiais dos anos 50, o que somado ao seu visual e origem servem demais à obra; seja nos exageros da ação completamente tresloucada e com um tom acima no sarrafo de verossimilhança interna da saga; ou de cenas exageradamente referenciais à história (bomba atômica) sob a perspectiva dos anos 50 e a mitificação de figuras (alienígenas e seres de outras dimensões, e como eram pensados a partir do prisma dos anos 50). Aqui o troço resolve chutar o balde mesmo, onde a dinâmica dos personagens é excelente assim como toda a condução exagerada do material - o que até se compreende a existência de cenas que não chegam a funcionar como a dos macacos. Spielberg aqui usa da tecnologia e do orçamento parrudo para fazer uma brincadeira imensa para dar um suposto fim à cinessérie.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Indiana Jones and the Dial of Destiny, 2023); Fonte: Divulgação/Disney
Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023); Fonte: Divulgação/Disney

Eis que chegamos no ano de 2023 e suas novas práticas e condicionantes culturais que possibilitaram a existência (à fórceps?) de mais um capítulo da franquia Indiana Jones. Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Indiana Jones and the Dial of Destiny, 2023), o primeiro sem Spielberg na direção, aponta na nostalgia (novamente, já que o quarto já o fazia) enquanto quer modernizar a fita na tecnologia a que tem acesso (inteligência artificial para rejuvenescer Harrisson Ford) e busca atingir os mais variados públicos, porém acaba por não contemplar frontalmente nenhum dos supostos subgrupos de foco. Indiana agora beirando os 80 anos é levado na marra para mais uma jornada mediante uma acusação de assassinato que sofre e conta com a ajuda da filha de um amigo (tanto uma criminosa quanto estudiosa) para tal intento. O artefato da vez agora é uma relíquia de Arquimedes que tem o poder de apontar como viajar no tempo e os maiores interessados são novamente os nazistas. O problema aqui é que o material não consegue criar um clima forte de aventura que os outros propunham e nem sai do muro entre o exagero e a sobriedade. Tenta o equilíbrio (talvez) mas acerta um limbo que gera mais melancolia que interesse. Mas sempre é sensacional ver o Indiana Jones em ação mesmo assim. Não avacalha a saga obviamente, mas se despede de Ford com um filme irregular (que se acovarda) que tinha um puta potencial, principalmente por conta da escolha da relíquia.

Os Vilões de Indiana Jones
Os Vilões de Indiana Jones

A absorção da história pela cultura pop não possui amarras, ela é viciada por sobrevivência própria no seu invencionismo, afinal precisa se vender. Não é novidade que os fios de roteiro de filmes que trabalham a História simplesmente a usam sob a égide do superficial, e como tal não querem ter verossimilhança dos fatos como base, e nem é uma obrigação tácita obviamente, mas Indiana Jones espertamente usa da histórica como mote e relevância. Sendo absolutamente fiel aos fatos? Não. Mas aproveitando meandros da própria história, cruzando personagens e artefatos, moldando-os pelo interesse da curiosidade e pela ação bem arrumada. Seja Arca da Aliança, pedras, Santo Graal, Caveiras ou uma Anticítera. Cada um tem sua especificidade atrelada organicamente às suas respectivas tramas (algumas mais outras menos obviamente), onde sejam colocados como falsos MacGuffins, perseguidos e centrais com o direito a terem seus backgrounds ajustados à perseguição do protagonista a eles. O ladrão de tumbas não persegue besteiras.

Para manter um equilíbrio que fosse dentro das proporções que a saga propunha, Spielberg escolhe manter uma progressão em imagem e som que traga coerência à continuidade da saga. Seja nos tons amarelados e laranja dalgumas sequências ou pela cadência dos planos e do seu planejamento de blocking juntamente com a montagem motivada – os comos junto dos porquês na condução das imagens com os personagens em tela com esperteza, evitando obviedades entre as ações. Isto acaba por manter esta coerência interna da saga, contando também com participação das músicas do mestre John Williams para dar o tom de grandiloquência imbecil que o melhor do mainstream norte-americano consegue proporcionar.

O protagonismo de Jones é feito em conluio com os acertos de Spielberg na direção. Em como a direção propõe a existência desse arqueólogo em momentos instigantes e importantes da raça humana e como ele reage a tudo isso. Seja na intenção do micro (quando está à procura de alguém que ama no Cairo), ou quando está no meio de uma trama envolvendo seres interdimensionais. A textura de Indiana como personagem central que leva adiante a saga com tanta força. A trajetória de Jones é uma conurbação de entretenimento e história do cinema mainstream que atravessa décadas e traz a reboque características próprias demais de seus tempos (sem ter vergonha disso – talvez o última até a tenha, mas talvez uma perspectiva histórica à frente diga o contrário, algo que duvido), e elas sejam boas ou ruins. O uso do vilanesco nazista como o mal primordial confrontado por um personagem aventureiro dos anos 80; o mote escroto do ocidente de como via o oriente como coisa exótica; o aspecto da fé em mistura com a ação desavergonhadamente; os exageros narrativos dos filmes sob suas respectivas épocas, na quarta fita isso fica ainda mais grosseiro (e delicioso). No ramo da curtição descompromissado com feral intenção de divertir e a porra toda, mantém-se relevante historicamente, pela forma como concatenada fora e por como se usa de estratégias e subterfúgios de escolhas narrativas e históricas para se vender como produto cultural. Um ladrão de tumbas e um canalha desembocador cultural yankee. E sou fã desse negócio. Canalhice é comigo, até daquela que se vende como tal e invade os espaços quaisquer eles sejam.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino (Indiana Jones and the Dial of Destiny, 2023); Fonte: Divulgação/Disney
Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023); Fonte: Divulgação/Disney

Críticas dos filmes da saga Indiana Jones que já foram contemplados no site Cineplayers

Os Caçadores da Arca Perdida (1981). Por Rodrigo Cunha. 
Indiana Jones e O Templo da Perdição (1984). Por Rodrigo Cunha. 
Indiana Jones e A Última Cruzada (1989). Por Rodrigo Cunha. 
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Por Silvio Pilau. 
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008). Por Geo Euzebio. 
Indiana Jones e a Relíquia do Destino (2023). Por Ted Rafael.

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