7+: Os Jogos Olímpicos no Cinema
As datas de invenção do cinematógrafo (1895) e de realização da primeira Olimpíada (1896) são muito próximas e centenárias, o que torna ainda maior a impressão de que poucos artistas levaram os Jogos Olímpicos para o cinema. Porém, obras importantes, de gêneros variados, e atores de renome foram capazes de retratar na tela grande o espírito olímpico de figuras individuais e/ou grandiosos fatos históricos que impactaram a humanidade durante o evento.
![]() |
7. Devagar, Não Corra (Walk, Don't Run, 1966)
![]() |
6. Jamaica Abaixo de Zero (Cool Runnings, 1993)
![]() |
5. O Homem de Bronze (Jim Thorpe - All American, 1951)
4. Desafio no Gelo (The Miracle, 2004)
3. Munique, 1972 - Um Dia de Setembro (One Day In September, 1999)
2. Olympia (Idem, 1938)
![]() |
1. Carruagens de Fogo (Chariots of Fire, 1981)
Eu ia fazer uma citação ao fato de Carruagens de Fogo ter se tornado música oficial nas premiações desse ano, mas resolvi alterar. Bem, revi o filme recentemente e não achei ruim como na primeira vez. Um filme correto e eficaz. Mas não refuto qualquer ofensa ao filme, está longe de ser meu predileto da lista.
O melhor referente ao tema, Munique, deixei de fora porque já entrou no meu Top sobre Terrorismo: http://cineplayers.com/artigo.php?id=115
Tôkyô orimpikku parece interessante mesmo.
Pô, eu esqueci de postar os nomes dos autores mesmo. Caspita!
Jamaica Abaixo de Zero é excelente. Clássico da Sessão da Tarde.
Devagar, Não Corra (Walk, Don't Run, 1966) é uma refilmagem de Original Pecado do Stevens de 1943. Só que lá a dificuldade de moradia decorria da Guerra. Bela lista.