Por vezes considerado o pior filme de sempre. Eu até diria que está afirmação é injusta, pois esta tosqueira é um tanto divertida.
Ed Wood por ser um diretor bizarro, criador de tantos filmes que hoje são conhecidos pela fama de "Piores filmes", é um tanto adorado por muita gente, muitos fãs que gosta dos estilos bizarros e toscos dos seus filmes. Plano 9 é o filme mais conhecido do diretor, responsável pela frase famosa: “Lembrem-se, meus amigos, eventos futuros como estes vos afetarão no futuro, Ed Wood era um gênio! (pra não dizer o contrário). Quando o assistimos nos dias de hoje, sorrisos e gargalhadas serão constantes, passando várias vezes pela nossa cabeça a seguinte pergunta: Como alguém pode fazer um filme desse? O gênero do filme que se baseia em ficção científica e terror acaba se tornando uma comédia involuntária. É bizarro. Por vezes foi constrangedor.
Ed Wood, assim como Orson Welles, seu cineasta preferido e a quem ele se espelhava, fazia seus próprios roteiros, produzia, dirigia, e estrelava seus próprios filmes. Parece ironia, mas a genialidade de Welles era totalmente diferente da de Ed Wood. Cidadão Kane, foi eleito o melhor filme, e no entanto, Plano 9, eleito o pior. Seus roteiros amadores tentava se mostrar inovador e genial, suas produções era de baixíssimo custo, e sua direção não tinha nenhum comando.
A história feita por ele aqui é sobre alienígenas que querem fazer um trato com a humanidade que estão destruindo o planeta sem perceber. Esquece os monstrinhos verdes com armas de laiser e aparentemente com a mesma fisionomia. Os Alienígenas são humanos. Com uniforme espacial e tudo. Ao invadir e sobrevoar as cidades como Califórnia e Hollywood, a nave dos alienígenas são recebidas com tiros e bombas pelas autoridades locais. A partir daí, surge o tal Plano 9. Que se refere a um eletrodo capaz de ressucitar os mortos. Assim, grande parte do mundo logo se tornaria zumbi e assim os extraterrestres seriam ouvidos, teriam reconhecimento, e seu pedido de paz seria atendido.
Basecamente é isso. Talvez o que torne o filme um tanto ''charmoso'' e curioso seja pela produção, que sem exageros, é a mais bizarra que já vi. Ed Wood era mesmo louco. O rapaz fazia filmes com orçamento irrisório, usando monstros de borracha, discos voadores presos por barbantes, cenários de papelão e roteiros simplesmente ridículos. Uma vampira que ao invés de assustar tira boas risadas, não abre a boca durante todo o filme, um outro vampiro que só anda com a capa escondendo o rosto, interpretado por Bela Lugosi, mas que foi substituido durante as filmagens. Iluminação que chagava a envergonhar, com tomadas super claras e na mesma cena quando retorna para outro personagem, o lugar já está escuro. Som sem nenhum equilíbrio e edição. Mostrava o disco voador e o ruído era notável, quando a câmera voltava para os personagens o som literalmente desaparecia, não se ouvia um pio.
Sem contar o roteiro. Não se sabe nem o porque de ser "Plano 9", talvez os outros 8 não havia funcionado. O filme se passa um bom tempo dentro da nave espacial. Lá, as autoridades descobrem a intenção deles com um discurso longo com explicações absurdas vindas da cabeça de Ed Wood. O filme de 79 minutos custava pra terminar. Tem um início envolvente, curioso, prende atenção, assusta, faz rir, mas uma hora cansa. E isso foi inevitável quando o roteiro começar a dar muitas voltas e a enrolar demais com discursos e explicações que não dão pra engolir. Situações e atuações super amadoras, como a cena da briga, totalmente superficial. Foi divertido, curioso mas por vezes irritante.
Com toda obra de Ed Wood, cada filme traz um pouco de curiosidade. Plano 9 devia ser visto por todos os cinéfilos e amantes do cinema em geral. Trash ou não, filme B ou até mesmo C, Plano 9 continua atraindo curiosos. Uma obra totalmente estúpida mas que ganhou fama pelo seu título de pior filme. Ed Wood por mais bizarro e amador que podia ser, gostava mesmo de fazer cinema, ele não desistia e o que restou foram só obras ruins mas que hoje, taxadas como curiosas.
Anderson belo texto, o filme se não é o pior do mundo, tá no top 3 tranquilo... Como você citou falta coerência em tudo, desde a edição até o som, no inicio é interessante mas depois fica tudo exaustivo e monótono ao extremo... Não conferi suas outras obras mas Ed Wood era louco mesmo!
Agora que vi seu comentário Lucas 😲
Eu acho que tem mais uns 20 piores na frente. 😏
Essa é a típica comédia involuntária. Relaxado ao extremo, pior que peça teatral escolar.
Valeu 😉