Tim Burton no auge da criatividade.
A cada filme que assisto do Tim Burton me surpreendo com sua criatividade. Cenários loucos, personagens originais, clima sombrio e fantasioso e histórias criativas e sem pretensões é mais uma das marcas presentes em quase todas as obras do diretor. E Os Fantasmas se Divertem era exatamente o filme que eu acreditava ser o seu filme mais fraco; mas nos surpreender com um filme que não dávamos, torna a experiência ainda melhor. Não é da minha época e muito menos lembro de suas exibições nas tardes da Globo. Tim Burton parece ter o dom de criar personagens e histórias (pelo menos antigamente tinha). A história é tão simples e aparentemente tão bobinha, mas tão gostosa e descompromissada com personagens tão marcantes que ofusca quaisquer problemas.
Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) morreram num acidente de carro e sua casa passa a ser habitada por uma nova família. Adam e Barbara, agora fantasmas, tem a missão de colocar o terror nos novos inquilinos até colocá-los para fora, assim completariam a missão e poderiam "descançar em paz". E é por aí que toda a diversão do filme começa. Beetlejuice é um famoso fantasma trambiqueiro, conhecido por seus exorcismos. Tendo algumas dificuldades para assustar a família, o casal fantasma precisará de sua ajuda. E para isso basta dizer a palavra "Beetlejuice" 3 vezes para libertá-lo. Onde é impossível não lembrar de "Besouro" ou "Suco" ou "Laranja".
Recheado de cenas impagáveis, Os Fantasmas se Divertem é mais uma prova do talento do diretor. Transbordando criatividade, Tim Burton cria um mundo imaginário e super original. Além de criar uma nova idéia sobre o que seria "Vida após a morte". Uma sala de espera, um manual para os recém-falecidos, uma porta onde não tem saída, hierarquia no mundo dos mortos e até mesmo lista de espera para ser atendido. Quem imaginaria que até pra descançar nossas almas teríamos que enfrentar uma fila com milhares e milhares de pessoas? Ou que até no mundo dos mortos teria burocracia?
A caracterização dos personagens é fantásticas principalmente de Beetlejuice e da menina Lydia, Além de o filme ter momentos impagáveis, como a hilária cena do jantar, ou então a aparição de Beetlejuice. Michael Keaton deu vida a um dos personagens mais bizarros da carreira de Burton, impagável e hilário. Ou a cena final ao som de "Shake, shake, shake, señora".
Prepare-se para conhecer o mundo de Burton. Personagens bizarros é o que não vão faltar. E esse é mais um ponto brilhante da critividade do diretor. Por ser personagens fantasmas, Tim Burton usa e abusa da imaginação fértil. Homens com rosto verde, com cabeças gigantes e outros com cabeças minúsculas, outros sem braços, outros com cabeça de animal e corpo de humano, enfim. Os Fantasmas se Divertem é um oceano de criatividade e bizarrices. Tim Burton criou um clássico delicioso e um dos melhores passatempos de sempre.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário