
- Direção
- Roteiro:
- Paulo Sacramento
- Gênero:
- Origem:
- Duração:
- 123 minutos
Lupas (9)
-
Um ano antes da implosão do Carandiru, um mosaico de histórias de homens antes dos criminosos. Em meio àquele cenário escabroso, a câmera perscruta o que há de esperança e acha algumas frestas, evidenciando as mil falhas do sistema carcerário brasileiro da época. Nenhuma delas solucionada.
-
Uma câmera, um jogo de imagens; o Cinema se unindo a realidade. Processo de desumanização, horror que manifesta o incômodo da condição humana. Pobre o país onde um governante se orgulha por construir mais e mais vagas para detentos. Filme imprescindível!
-
Tão significativo que chega a ser melhor do que quase todos filmes do Coutinho. Vasculha o objeto de cabo a rabo e não dá chance pra qualquer truque sentimental ou pro jogo político fácil.
-
Quer maior estudo de personagem que colocar a câmera na mão dele? Um registro essencial e, acima de tudo, desolador.
-
A negligência estatal - tanto de forma estrutural e enraizada no próprio sistema como conjuntural fruto de decisões políticas - cria o dantesco universo das penintenciárias brasileiras: rap, solidão, angústia, injustiça, medo. Difícil não se indignar.
-
04/11/04
-
Excelente documentário, um prato cheio para a Organizações do Direitos Humanos, e a prova concreta de que o atual sistema presidiário torna homens monstruosos em monstros humanos...
-
Película lógica e tecnicamente firme jovens.
-
Pra quem acha o tema interessante é indispensável, uma vez que mostra a dura realidade do sistema penitenciário brasileiro.