Saltar para o conteúdo

Artigos

II SINISTRO FEST 2023 - DIA 005 – 07/10/2023

Sobrenaturoso quinto dia

SINISTRO FEST 2023 - DIA 005 - 07/10/2023. Foto: Divulgação
SINISTRO FEST 2023 - DIA 004 - 07/10/2023. Foto: Divulgação

O que é sobrenatural ou inexplicável acaba por trazer a reboque a curiosidade tácita num misto com o receio daquilo que o porvir pode aprisionar, seja física ou mentalmente. E é neste desconhecido transcendental que se metamorfoseia o horror/terror em vários mitos e perspectivas diversas para que os ensejos sobrenaturais possam aloprar. É o velho medo do desconhecido. E o que é tão intrigante quanto sua própria existência é o fato do incógnito ser possivelmente presente. E o que diabos ele esconde. A busca por esta sensação que numa realidade nossa extra-diegética seria, talvez, inexplicável, o cinema a usa como quer e nos trata como cobaias para se vender. Como numa Placa de Petri para o extraordinário ambulante e persecutório do pavor. E por vezes isto funciona muito bem.

Seance (Seance, 2021). Foto: Divulgação
Seance (Seance, 2021). Foto: Divulgação

Seance (Seance, 2021) [suspense - 16 min – Israel], de Osher Bet Halachmi. Sessão Boitatá. Competitiva Curta Internacional.

Reza e suposto exorcismo. Curta-metragem israelense que lida com o ambiente de conflito – algo caro àquela região –, e o usa não só como pano de fundo da narrativa, mas como base de sua estrutura. Com uma conflagração de possessão demoníaca que parte num crescente objetivado no sobrenatural de início, mas se prova como farsa concatenada como um trote a um companheiro de barracão militar. Um coito interrompido via um sobrenatural fakeado. Nisso uma câmera em movimento em ambiente de guerra, alimentando a tensão. Um trote no mais novo. E eis que essa interrupção não fica de graça. O sujeito vilipendiado tensiona a obra ameaçando os presentes com seu fuzil, o que gera agora uma tensão calcada no real de guerra. Porém esta mostra-se somente com um susto. Material bem conduzido e com o questionamento de até onde se deve ir e o porquê que este tipo de ambiente gera estas marmotas. Faltou morrer alguém pra ser mais impactante, mas diverte em sua jornada.

Sabbath (Sabbath, 2022). Foto: Divulgação
Sabbath (Sabbath, 2022). Foto: Divulgação

Sabbath (Sabbath, 2022) [horror / drama - 14 minFrança], de Alexandra Mignien. Sessão Boitatá. Competitiva Curta Internacional.

Filme de ritual. Com os cacoetes que fizeram o subgênero dos filmes de bruxaria conhecidos, mas aqui tendo espaço para o revés dos perseguidos. Clima de incipiente tensão, que vai num crescer abusador mediante as proposições dos personagens a reagirem à ambientação por ora limpa e desobscurecida, mas que funciona com fulgurosa opressão por conta das perseguições históricas vinculadas a bruxaria que o filme incita ao debater no que pode ser bizarro e misterioso. O que culmina no seco final vingativo e sangrento, e não menos que catártico. A escolha de decupagem sem firulas casa bem com a proposta escolhida.  

Germen (Germen, 2023). Foto: Divulgação
Germen (Germen, 2023). Foto: Divulgação

Germen (Germen, 2023) [animação / experimental - 17 min – Colômbia], de Camilo Lopez Mondragon e Luisa Fonseca Bernal. Sessão Boitatá. Competitiva Curta Internacional.

Talvez a animação mais experimental do II SINISTRO FEST 2023. Um preto e branco deliciosamente macabro com uso categórico de variadas técnicas como o stop motion, material 2D, 3D, marionetes, gravação tradicional, 2d com rabiscos e por vai. E com uma ótima trilha em pura lombra alucinógena. Uma colcha de retalhos de imagens e sons. Com figurações diversas, com mulheres e bonecos parindo, mostrando um espaço de caos, que se transfigura de modo compreensível para termos temos noção do significado destas escolhas estéticas através dos olhos do protagonista. Um ser construído de pedaços de criaturas diversas que busca entender o novo significado de sua re-existência.  Um Frankenstein. A aposta nessa estrutura atravessada de opções diversas que se multiplicam, nos oferece o sensorial de presente através da prisão deste personagem.

The 6 Relics of Helena Mason (The 6 Relics of Helena Mason, 2023). Foto: Divulgação
The 6 Relics of Helena Mason (The 6 Relics of Helena Mason, 2023). Foto: Divulgação

The 6 Relics of Helena Mason (The 6 Relics of Helena Mason, 2023).  [suspense / horror - 10 min – Espanha], de Joseph Díaz. Sessão Boitatá. Competitiva Curta Internacional.

Mais um material espanhol a mostrar a diversidade horrorífica daquelas paragens. Filme de mistério e bruxaria sem surpresas e grandes pretensões, porém que acerta na sua correta condução rotineira da decupagem, promovendo um espetáculo esperto de tons de cores e lida com o sobrenatural insidioso. Fotografia em tons azulados no amedrontamento e quentes na tortura. Óbvios, porém funcionais e somados a bons e honestos sustos. Mantém as portas escancaradas para um interesse entre o místico/mágico via superstição justificada e uma crítica social que se encaixa de maneira coerente. Num discurso sobre a violência contra a mulher. E usar da bruxaria resgata de forma gaiata –  e cruel historicamente – a trajetória das supostas bruxas que torturadas e mortas foram em períodos de trevas ocidentais, que agora teriam espaço para se vingarem de antigos e novos vilipêndios.

Wind Princess (Wind Princess, 2023). Foto: Divulgação
Wind Princess (Wind Princess, 2023). Foto: Divulgação

Wind Princess (Wind Princess, 2023) [fantasia - 15 min – Brasil], de Chris Tex. Sessão Labatut. Competitiva Curta Internacional.

Parte de uma homenagem frontal ao trabalho de Hayao Miyazaki e o Studio Ghibli na obra Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no tani no Naushika, 1984), sobre os quais eu particular e ignorantemente não conheço porra nenhuma. Possui visual auspicioso e acachapante com escolhas ousadas de fotografia com abertura óbvia para o uso de trucagens como efeitos especiais diversos, numa conjuntura que nos faz adentrar no universo de forma natural e sensorial. Com estofo e criatividade. Um clima de fantástico presente do começo ao fim nos atendo ao realismo mágico pelo qual o próprio Studio Ghibli atrelado é. Chris Tex aqui tem a sagacidade necessária para levar um projeto desta envergadura visual adiante, se despreocupando com o grafismo que um real endinheirado possibilitaria tal adaptação noutros moldes. Tudo é contornado com a vantagem do equilíbrio entre a tensão leve daquele universo e o lúdico existente ali. Um experimento visual instigante. 

Texto para a cobertura do Sinistro. Artigo Festival II SINISTRO FEST 2023.

Comentários (0)

Faça login para comentar.