Saltar para o conteúdo

Artigos

Telecine Recomenda: Filmes Inspiradores

O cinema é capaz de mudar vidas - pergunte a qualquer um, e essa pessoa terá uma resposta de como a vida dela foi influenciada por uma lição vista em algum filme. Nessa forma de arte, podemos conhecer outros mundos, experimentar possibilidades e tirar conclusões junto com os autores a respeito da vida. O Cineplayers e o Telecine recomendam sete filmes que fazem com que os espectadores parem e pensem sobre assuntos como compaixão, esperança, amizade, amadurecimento, desconstrução e auto-estima. Leia abaixo, anote as dicas e prepare-se para muita emoção!



7. O Grande Ditador (1940)

Inspiração: A importância da solidariedade

O clássico de Charles Chaplin foi seu primeiro filme totalmente falado (ao invés de Tempos Modernos, que era apenas parcialmente). Sua sátira ao ódio mostra um ditador vaidoso e patético sendo derrubado por pessoas atrapalhadas e de bom coração, terminando com um dos monólogos mais conhecidos do cinema, conclamando a civilização a se desenvolver não apenas na ciência, mas também no amor ao próximo. Um dos ápices de um dos grandes gênios do cinema e pela inspiração política de lutar pelo que é certo, certamente seu clímax mais poderoso.


6. Ensina-me a Viver (1971)

Inspiração: Buscar uma vida melhor

O filme de Hal Ashby é estranho, agridoce, mas emocionante: Harold, um jovem obcecado pela morte que um dia conhece Maude, uma senhora de setenta anos que mostra o lado positivo da vida. O filme critica justamente o medo de experiências que muitos possuem, temendo se machucar pelo caminho, fazendo um filme que é todo pelo exercício das pequenas coisas. Às vezes, a maior ambição pode ser justamente ter apenas uma vida plena.



5. Clube dos Cinco (1985)

Inspiração: Todos estamos no mesmo barco

O início do clássico de John Hughes mostra o que parece ser mais uma comédia da década de oitenta baseada em estereótipos: temos o nerd, o atleta, a patricinha, o valentão, a esquisita… Mas a partir da metade, não. O filme vira uma grande terapia coletiva dos seus personagens, onde os jovens param de provocar uns aos outros e expõem sua alma, mostrando que, mesmo tão diferentes, são mais semelhantes do que imaginam. Justamente por isso, percebem que não fazem sentido as brigas, quando, na verdade, deveriam estar apoiando uns aos outros das mazelas do mundo. De fazer até o espectador mais embrutecido erguer o punho com lágrimas nos olhos cantando “Don’t You Forget About Me”!



4. Náufrago (2000)

Inspiração: Lidar com as adversidades

O clássico com Tom Hanks é além de um filme de sobrevivência onde o protagonista passa a ser amigo de uma bola de vôlei. Quer dizer, é isso, mas é fascinante perceber que também é um filme de um homem que, de início amargo e rabugento com a vida, sobreviver a uma grande provação o faz criar resiliência e, principalmente, esperança. Nunca se sabe o que vida nos trará, mas cabe a nós saber aprender com ela e continuar da melhor forma possível.



3. Toy Story 3 (2010)

Inspiração: Amadurecer com ternura

O filme que confirmou o talento da Pixar para fazer a gente se emocionar. Veja só: quando saiu a notícia, muita gente questionou a necessidade, mas todos os detratores da ideia pagaram a língua assim que viram esse filme. Aqui, vemos Andy e seu brinquedo Woody aprendendo a crescer: tanto o garoto aprende a deixar sua infância para trás quanto o brinquedo aprende que a felicidade não pode ser um privilégio de um, mas compartilhada entre todos. Para aqueles que nunca perdem a ternura, sempre pode-se voltar aos momentos de alegria inocentes para podermos seguir em frente mais leves.


2. Doentes de Amor (2017)

Inspiração: O amor que nos une

Essa história autobiográfica do ator Kumail Nanjiani, que co-escreveu o roteiro ao lado da esposa Emily V. Gordon para relatar o complicado romance dos dois: filho de imigrantes paquistaneses tradicionalistas, ele escondeu o relacionamento por vergonha, por ter certeza da crítica dos país; no pior momento possível, Emily Gardner (versão ficcional de Gordon, feita por Zoe Kazan) tem uma doença e entra em coma. Kumail, então, tem que conhecer seus sogros, ser sincero com os pais e ensinar todos a deixarem suas diferenças, preconceitos e imperfeições de lado em nome do amor. Um filme com o claro propósito de mostrar o poder transformador do amor de desconstruir e unir.



1. Rocketman (2019)

Inspiração: A importância da auto-aceitação

Uma pessoa de sucesso com alguma coisa faltando na vida. Esse é o mote de muitos filmes, mas esse foi inspirado na vida real: estamos falando da vida de Sir Elton John nessa carismática biografia protagonziada por Taron Egerton. Em meio a números musicais fantásticos e inspirados conduzidos por Dexter Fletcher, conhecemos como o talentoso Elton e seu envolvimento com drogas e relacionamentos abusivos, mas também mostrando como o mesmo deu a volta por cima. Para tanto, Elton admitiu que precisava de ajuda para retomar o rumo da própria vida, deixar de contar com pessoas interesseiras ou tóxicas, confiar nos verdadeiros amigos se se focar na paixão de realizar grandes músicas. Uma cinebiografia não apenas sobre um ícone, mas também sobre segundas chances e a aceitação pessoal, compondo uma obra terna e com uma trilha sonora obviamente fantástica.

Comentários (1)

Faça login para comentar.