Saltar para o conteúdo

Artigos

7+: Quebrando a Quarta Parede

Em termos técnicos, a quarta parede é uma espécie de divisão imaginária e invisível, que separa o mundo fictício e encenado (no teatro, no cinema, na televisão ou até mesmo nos videogames), de um outro passivo e real (o espectador). Por meio dela, o público estabelece um código com a obra a ser assistida, aceitando-a e assumindo-a como um evento verdadeiro durante o intervalo de tempo de sua projeção.

Apesar de ser um dos mais sagrados dogmas da narrativa audiovisual de ficção, ela pode sofrer, por necessidades dramáticas da história que está sendo retratada, uma quebra intencional, que ocorre, em geral, quando um personagem dirige seu olhar diretamente para a plateia, tornando-a cúmplice dos seus atos e motivações, ou apenas fazendo-a lembrar que tudo aquilo, na verdade, não passa de uma mera representação da realidade.

Abaixo, segue uma relação de sete filmes, de diversos gêneros, e por finalidades narrativas distintas, que optaram por quebrar a quarta parede.

 

7. Curtindo a Vida Adoidado

 

6. S.O.S. - Tem um Louco Solto no Espaço

 

5. Crepúsculo dos Deuses

 

4. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

 

3. Violência Gratuita

 

2. A Rosa Púrpura do Cairo

 

1. Psicose

Comentários (65)

Guilherme Santos | domingo, 14 de Abril de 2013 - 12:14

realmente, querendo ou não os filmes de camera subjetiva quebram a quarta parede, mas não de forma direta

Alexandre Marcello de Figueiredo | domingo, 14 de Abril de 2013 - 19:37

A interpretação, o olhar da Gloria Swanson descendo as escadas na cena final de "O Crepúsculo dos Deuses" é antológica. Um dos melhores filmes que já assisti.

Darlan Pereira Gama | quarta-feira, 22 de Janeiro de 2014 - 09:56

the wolf of wall street se encaixa perfeitamente nesse quesito.

Faça login para comentar.