7+ | Chanchada
Compartilhe
Gênero que nasceu no Brasil se utilizando de elementos de comédias e musicais, as chanchadas da produtora Atlântida Cinematográfica primeiro atraíram o público que gostava de ver filmes sobre carnaval e que queriam conhecer o rosto dos cantores de rádio; foi a época que atrizes como a icônica Carmen Miranda estouraram para o Brasil.
Anos mais tarde, a fórmula foi se refinando e os filmes passaram a ter tramas mais elaboradas, parodiar sucessos de bilheteria norte-americanos e ter um grande número de filmes sendo rodados todo ano pela Atlântida e por concorrentes como a Herbert Richers, com um elenco de muitos estrelas como Anselmo Duarte, Ankito, Grande Otelo, Oscarito, Dercy Gonçalves, Zezé Macedo, formando uma indústria que dominou o cinema brasileiro dos anos trinta até meados dos anos sessenta.
Confira sete clássicos escolhidos pelo Cineplayers para cair de cabeça em um gênero legitimamente brasileiro.
07. Alô, Alô, Carnaval (Adhemar Gonzaga, 1936)
06. Carnaval no Fogo (Watson Macedo, 1949)
05. Cala a Boca, Etelvina! (Eurípides Ramos, 1960)
04. Carnaval Atlântida (José Carlos Burle e Carlos Manga, 1952)
03. Absolutamente Certo (Anselmo Duarte, 1957)
02. O Homem do Sputnik (Carlos Manga, 1959)
01. Matar ou Correr (Carlos Manga, 1954)
Pintando o Sete é a melhor chanchada que já vi. Gosto muito dos filmes do Carlos Manga e acho Matar ou Correr bom, mas ele já fez filmes bem melhores. Parabenizo o Bernardo por trazer um ótimo 7+, de uma época extremamente relevante do cinema brasileiro e pouco conhecido das novas gerações.
Assisti muitos com meu pai na TV Cultura quando era criança, mas nem me recordo os títulos. Além das comédias de costumes sempre havia uma tematização interessante, no âmbito privado, de nossas relações de classes sociais. Mas o que me marcou mesmo foram as pornochanchadas e acho que elas estão merecendo um 7+ também.
"O cenário é perfeito
De braços abertos sobre a Guanabara
O filme mostrou maravilhosa chanchada
Sob a direção do redentor..."
Biografia do Carlos Manga por 10 acuere$ na livraria Saraiva,
http://www.saraiva.com.br/quanto-mais-cinema-melhor-uma-biografia-de-carlos-manga-4924476.html?mi=VITRINECHAORDIC_purchasepersonalized_home_4924476
eu comprei e apesar do livro ter alguns problemas de revisão (Stanley Donnen como Stanley Downey e outros pequenos erros bobos) joga luz e interesse sobre o período... aquela coisa sobre o grande estada da Guanabara e tal.. e tem umas ótimas sacadas... Manga explica assim as tramas:
1 - mocinho e mocinha se metem em apuros
2 - cômico tenta proteger os dois
3- vilão leva vantagem
4 - vilão é vencido..
hahah
ah... Josiel, eu gravei o Garotas e Sambas, agora falta só me familiarizar com o torrent para disponibilizar..