7+ | Brutais
Embora a ideia da violência física seja tratada hoje como tabu por boa parte das sociedades, faz bem observar que, de forma contraditória, existe (e sempre existiu) o prazer em testemunhar a representação do sangue sendo jorrado. A relação natural do homem com o seu lado animalesco está representada sob inúmeras formas através das artes e de suas peculiaridades para exprimir a nossa concepção de mundo. Selecionamos sete filmes para que vocês possam desfrutar (ou não) e provocar um pouco de reflexão sobre esse conflito entre o civilizado e o selvagem; e, no meio disso, um pouco de loucura. Enquanto a câmera vai nos guiando, o escuro – do Cinema - vai nos engolindo.
7. A Vingança de Jeniffer (Day of the Woman, 1978)
6. Martyrs (idem, 2008)
5. Ichi - O Assassino (Koroshiya 1, 2001)
4. Kill List (idem, 2011)
3. Thriller: A Cruel Picture (Thriller - en grym film, 1974)
2. Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust, 1980)
1. Buio Omega (idem, 1979)
Buio Omega: nunca ouvi falar! (assisti apenas o Antropófago desse diretor). Bora baixar.
Desses aí só vi "Holocausto Canibal", que por sinal é muito louco!
Ichi teria tudo pra figurar nessa lista, não fossem o filme misturar cenas realmente fortes de violência com outras constrangedoramente mal feitas e bizarras. Passando meia hora de filme, ele não choca mais, não causa mais nenhum desconforto, fica apenas aquela vontade de rir que os filmes b nos causam. Eu tiraria ele da lista tranquilamente.
Green Room é ótimo, bem melhor do que aquele outro do mesmo diretor que fez um pouco de sucesso, Blue Ruin. Patrick Stewart excelente também.