Confira a carreira de uma das mais importantes atrizes da atualidade.
Começar a falar de Nicole Kidman pela sua beleza é clichê. Ela é absurdamente linda mesmo e acabou. Pronto e ponto. Fato. Dito isso, há uma infinidade de outras coisas a dizer sobre esta estadunidense (sim, ela nasceu nos Estados Unidos, e não na Austrália, como muitos pensam) que já tem uma carreira consistente, mas que viveu por muitos anos debaixo das asas do ex-marido, o galã Tom Cruise.
Nicole nasceu em 20 de Junho de 1967, no Havaí. Com apenas quatro anos de idade, mudou-se para a Austrália com os pais, Anthony (bioquímico) e Janelle (professora de enfermagem). E foi lá que ela começou a dar os primeiros passos rumo ao sucesso. Primeiro no balé, depois no teatro. Trabalhou no Philip Street Theater e até fugia do colégio para poder atuar o máximo de tempo que pudesse. E foi em uma dessas escapadas que ela conseguiu, com apenas 16 anos, o papel de Helen, uma das filhas jovens do personagem de John Ewart no queridinho dos autralianos Bush Christimas - seu primeiro trabalho no cinema, uma vez que Nicole já havia participado de Chase Through the Night e Skin Deep, seus dois primeiros filmes para TV, ambos de 1983.
No mesmo ano, ela realizou Bicicletas Voadoras, talvez o seu primeiro lançamento aqui no Brasil, antes de participar do promissor Terror a Bordo (1989). Promissor não no sentido de qualidade, mas foi esse o seu primeiro filme 'grande' em Hollywood, ao lado de estrelas como Sam Neill (Jurassic Park) e Billy Zane (Titanic). Graças ao seu papel aqui, portas foram abertas e chegamos ao inesperado convite de Tony Scott para participar de Dias de Trovão, a pedido adivinhe de quem... Tom Cruise.
Nos sets de filmagem, além de fazer o par romântico do galã (já conhecido por filmes como Top Gun - Ases Indomáveis e oscarizados como Rain Man), Nicole começou também um romance relâmpago com Cruise, casando-se com ele no dia 24 de Dezembro de 1990. Juntos fizeram ainda dois filmes, Um Sonho Distante e De Olhos Bem Fechados, esse do mestre Stanley Kubrick, antes de se separarem no dia 8 de Agosto de 2001. Não tinham filhos de sangue, mas adotaram duas crianças durante esse período, Conor Antony e Isabella Jane.
Durante o casamento com Cruise, Nicole era mais conhecida como "a mulher de Tom Cruise" do que pelo seu próprio talento. Filmes como Minha Vida e Retrato de uma Mulher já provavam o seu valor, mas blockbusters como Batman Eternamente e O Pacificador não deixavam que sua carreira fosse levada muito a sério. Isso curiosamente mudou em 2001, depois da separação, quando trabalhou em um ritmo desumano para se ocupar e esquecer do ex; e foi justamente nesse período que Nicole fez seus melhores filmes até hoje, um atrás do outro.
Com a devastadora seqüência de excelentes trabalhos composta por Moulin Rouge!, Os Outros e As Horas (Oscar de melhor atriz), Nicole Kidman pulou da sombra do ex para um dos nomes mais cotados de Hollywood - posição que mantém até os dias de hoje. Seu talento passou a ser reconhecido e convites para trabalhos mais artísticos, como o fabuloso teatro-filmado Dogville, de Lars von Trier, começaram a preencher ainda mais com ouro a sua agora importante filmografia.
Ainda que ela se proponha a fazer algumas besteiras, como Cold Mountain e Mulheres Perfeitas, Nicole se deu ao luxo de recusar alguns trabalhos de peso, como a continuação de Dogville (Manderlay) e seguiu fazendo algumas escolhas arriscadas, como o mal compreendido Reencarnação. Preencheu com perfeição o papel de Samantha em A Feiticeira, versão para o cinema da clássica série dos anos 60, e mantém uma amizade até os dias de hoje com Naomi Watts, sua quase sósia que conheceu nas filmagens de Flertando - Aprendendo a Viver (1991).
Seus próximos trabalhos na tela grande são Happy Feet - O Pingüim, animação musical em que Nicole dublará uma das pingüins do longa; A Pele, papel que exige novamente bastante de seu talento, biografia da famosa fotógrafa Diane Arbus; e The Visiting, refilmagem de Vampiros de Almas, de 1956, que Nicole irá estrelar ao lado do novo 007, Daniel Craig. Há ainda futuros projetos em andamento, como a refilmagem do clássico de Orson Welles A Dama de Shanghai e dois filmes ainda sem títulos, um de Baz Luhrmann (seu amigo pessoal e diretor de Moulin Rouge!) e outro de Noah Baumbach.
Atualmente, Nicole está casada com o guitarrista Keith Urban (sortudo ele) e pretende tirar umas férias de Hollywood, para aproveitar o primeiro ano de casada ao lado do marido.