Conheça a carreira do novo James Bond, que será bastante visto daqui para a frente nas telas fora da Europa.
Praticamente desconhecido do cinema latino e norte-americano, este belo inglês loiro de olhos claros cresceu em Liverpool, no dia 2 de Março de 1968, e se formou na prestigiada Guildhall School of Music and Drama no início dos anos 90. Mudou-se para Londres com apenas 16 anos, onde vive até os dias de hoje. Tem um relacionamento com a atriz alemã Heike Makatsch e uma filha, que mora com sua ex-mulher na mesma cidade.
Estreou na profissão de ator com uma participação na série The Adventures of Young Indiana Jones: Daredevils of the Desert, de 1992, antes de encarar seu primeiro papel nas telonas, no filme O Poder de um Jovem, de John G. Avildsen. A partir daí, uma série de filmes se sucederam, quase todos para a TV, até participar de Elizabeth, seu primeiro grande sucesso, em 1998. Uma participação que poderia trazê-lo de vez às Américas, mas, ao invés disso, continuou realizando vários trabalhos em seu país natal.
Em 2000, estrelou na Inglaterra seu primeiro longa, intitulado Estranhas Vozes, ao lado da bela Kelly MacDonald. No filme, Craig é um jovem que deixa um hospital psiquiátrico e passa a viver com seu irmão, que faz de tudo para que ele tenha uma boa vida. Porém, sua frágil estabilidade se vê abalada quando ele passa a conviver com Laura (Kelly), uma escocesa que vai agitar a vida do jovem rapaz. Seguiram-se diversas participações em produções de grande porte norte-americanas: África dos Meus Sonhos, Lara Croft: Tomb Raider e Estrada Para Perdição são filmes que preenchem todos os gostos e estilos, desde os mais leves até os mais exigentes, desde o drama até a ação desenfreada.
Mas foi na Inglaterra que conseguiu o devido respeito como ator: filmes elogiados como Sylvia – Paixão Além das Palavras, onde ele fazia o infiel marido da protagonista que dá título ao longa, e Nem Tudo é o que Parece abriram as portas para que o mercado daqui confie no seu potencial, já que, nos próximos anos, ele estará nos mais diversos projetos norte-americanos: trabalhou com Steven Spielberg no seu projeto chamado Munique, com Adrien Brody e Keira Knightley no ainda inédito no Brasil Camisa de Força e, como não poderíamos deixar de comentar, é o escolhido para ocupar o cargo deixado por Pierce Brosnan na milionária franquia 007, no próximo filme, Cassino Royale, a ser lançado em 2006.
Se vingará ou não como o espião mais charmoso e conhecido do cinema só o tempo sabe, mas que essa é sua oportunidade de se firmar de vez no concorrido mercado Hollywoodiano, isso é.