- Direção
- Roteiro:
- William Nicholson (roteiro), Don MacPherson (história)
- Gênero:
- , ,
- Origem:
- Estreia:
- 05/08/2022
- Duração:
- 147 minutos
Lupas (8)
-
Um filme belíssimo, claustrofóbico e emocionante, pareceu ser tão realista, sincero, nas dores, nas fraquezas humanas individuais e na coragem de fazer o impossível, correndo o risco de serem responsabilizados se tudo desse errado, como, por exemplo, o fato de sedarem os meninos, mas que por fim acabou salvando a todos, dois voluntários no resgate faleceram, dos 5 mil que auxiliaram, de 17 países diferentes...
-
O mergulhador Rick Stanton elogiou a precisão do filme, dizendo que a única mudança cinematográfica foi que a água da caverna estava lamacenta. Os mergulhadores reais tinham visibilidade zero, mas "Isso seria impossível de demonstrar porque os espectadores não veriam nada".
-
Baseado numa emocionante e recente história real,13 Vidas encontra o diretor Ron Howard em seu terreno de expertise:Um drama enxuto sobre laçõs familiares,com uma pintada de aventura e ação.Todo elenco parece bem a vontade em seus papés,e o roteiro feijão com arroz nada mais faz do que dramatizar um pouco os acontecimentos reais com mais dinamismo e consegue dar bons toques de suspense,enfim,tudo é feito na medida certinha.As cenas nas cavernas são brilhantes.Um filme limitado,mas bem legal.
-
Tirando o maneirismo de alguns personagens (um ateísmo forçado), a parte técnica é perfeita, dá uma agonia assistir ao resgate, e como é baseado em fatos reais, torna tudo muito impressionante. O filme poderia dosar melhor o trabalho dos voluntários nativos, até mesmo a crença deles. De toda forma, é sim um filme que dá espaço para a técnica científica e para a humanidade contida naqueles profissionais, familiares, garotos, o técnico deles, enfim, é um filme que emociona e celebra a vida.
-
Uma história real tão absurda e incrível que o Cinema teria de contar, nessa responsabilidade Ron Howard se sai bem nas cenas mais tensas e consegue se conter um pouco no seu ímpeto na busca pela emoção fácil, também não precisaria com tamanho ato de heroísmo e coragem que uniu o mundo.
-
Extremamente emocional, realista, sufocante em alguns momentos, Howard acerta em cheio, seja na condução, dando espaço para o elenco e os dramas locais, invés de só os estrangeiros, a edição e a montagem que deixam claro o percurso e o desafio daquele resgate, o esgotamento físico e psicológico também é perceptível ao passar dos dias, e o esforço de todos é bem desenvolvido, senti falta de mostrar mais a rotina na caverna, com os meninos, mas, a experiência é impactante.
-
Claustrofóbico e emocionante. Howard acerta muito na escolha de mostrar a perspectiva do resgate ao invés de focar na escolha (fácil) de mostrar o drama do time na caverna. Após a cena inicial dos garotos, não os vemos mais até a equipe de resgate encontrá-los: a sensação de alívio dos mergulhadores é a nossa. E o resto do filme é a própria história: milagrosa e emocionante. Grande acerto!
-
- 282º filme de 2.022: "O Predador - A Caçada" (EUA/22), visto no dia 05/08, ação/suspense com a Amber Midthunder, o 15º filme do ano visto no Star+; - 283º filme de 2.022: visto em 06/08 (o 15º filme do ano visto no Amazon Prime Video)... - Ótimo... - Um filme tenso do início ao fim e que só vendo para descobrir o quanto foi difícil resgatar as pessoas presas na caverna! Vai para a lista dos melhores do ano! Recomendo...