Sendo sincero, esse é um filme bastante diferente dentro da filmografia do Mojica
Eu gostei de todos o texto do filme, ele tem clássicos problemas de filmes do Mojica: atuações amadoras, áudio ruim, montagem estranha, furos de roteiro, mas isso em si não interfere muito. O filme perde muito o ritmo lá pros 30 minutos, mas eu preciso fazer a menção da história da mulher adúltera que é o mais próximo que o filme chegou de um terror torture porn.
Mas eu gostei.
De um modo pouco convencional até então em sua filmografia, Mojica com um certo tom de humor estranhíssimo provoca e escancara morais humanas. Ainda que tenha um inexplicável problema de ritmo do meio pro final, é bom filme.
Um tanto quanto inferior os outros filmes que eu vi do Mojica, mas é bom. Episódico, tem os seus bons momentos, mas poderia ter sido melhor. Atuações fracas, e é bem chatinho em alguns momentos. O melhor do filme é o personagem-título, que traz umas discussões interessantes. Bom filme.
Finis Hominis é um Zé do Caixão as avessas, um filme cheio de cores onde um Messias que surge pelado do mar e vira notícia, escancarando, entre outras coisas, a dominância do dinheiro e a imoralidade frente a figuras popularescas típicas de uma chanchada.
Mais um filme episódico de Mojica que se mantém muito atual tanto em suas críticas (sistema de saúde, linchadores hipócritas, trambiqueiros, hippies alienados etc) quanto no retrato do processamento da realidade pela mídia (TV, jornais, propaganda).
A prova cabal de que em busca do bem os fins justificam os meios.Recriando passos de Cristo,quebrando o estilo hippie,ajudando quem sofre,será o Messias,o demônio,um mago,um super-herói,um louco ? Não importa,desde que sejamos salvos e protegidos.