- Direção
- Robert J. Flaherty
- Roteiro:
- Robert J. Flaherty, Frances H. Flaherty (ideia)
- Gênero:
- Documentário
- Origem:
- Estados Unidos, França
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 79 minutos
Lupas (9)
-
Um dos primeiros filmes a levantar o debate sobre a fronteira entre realidade e ficção no Cinema. Uma discussão que impera até hoje (provavelmente mais do que nunca). Assim sendo, é um belo registro do sempre instigante embate entre homem e natureza.
-
Se falha ao empregar diversos elementos falsos (além das cenas perceptivelmente armadas, os intertítulos elaborados por Flaherty são tolos e infantis), acerta muito bem na dificílima concepção visual adotada para sua época, configurando-se como um marco.
-
Algumas imagens belíssimas e um início agradável para o gênero de documentários. Se Nannok atuava, e isso me parece óbvio, ele atuava melhor que boa parte dos atores da era muda e muitos e muitos atores atuais.
-
Embora seja possível diminuir o filme da categoria doc pelas suas manipulações, Nanook é o primeiro a conscientemente seguir a linha que viria a ditar gênero. Mesmo com tanta polêmica, sobreviveu quase 100 anos intacto como cinema, e é isso que importa.
-
04/01/09
-
As eternas discussões dos níveis de realidade e ficção só elevam o valor histórico e sentimental dessa obra. Um retrato esforçado e singelamente manipulador de outro modo de vida.
-
Documentário de inegável força histórica e base para o cinema moderno do gênero, objetivo e um tanto simples em sua representação da realidade montada, podendo por vezes soar cansativo e vago em seus longos quase oitenta minutos.
-
das coisas chatas que fizeram história
-
Acompanhar o documentário é como estar lá, vivenciando o dia a dia daquele povo que luta pela vida em meio as forças da natureza! Um filme que merece com toda a certeza o título de clássico!