- Direção
- Jean Rouch
- Gênero:
- Documentário
- Origem:
- França
- Duração:
- 36 minutos
Lupas (7)
-
Dentro de suas interpretações é importante demais, seja um estudo sobre a manipulação do cinema ou sobre a violência e trauma causados pelo colonialismo. Abre para discussões vitais sobre o papel da imagem e sobre realidade vs mentira dentro do documentário e do cinema, discussão antiga, mas eternamente importante.
-
O único senão é que a crítica ao imperialismo e a hierarquização do poder parecem estar apenas na cabeça do diretor. Não sei o ritual tem este cunho. Me deu a impressão que a tribo usa apenas um alucinógeno qualquer e despiroca.
-
A ritualização das estruturas de poder políticas e militares coloniais pelos africanos evidencia o caráter ritualístico (e alienígena, para um estrangeiro) que essas estruturas possuem em primeiro lugar.
-
17/06/12
-
Alguns imagens realmente impressionam,como bem alerta o letreiro durante os créditos,a possessão choca.Pessoas se transformam num realismo surreal em figuras do colonialismo atual. Não importa se não é real a outros,mas pra eles é.Para aquelas pessoas é.
-
Um tanto apelativo... Além da curiosidade, serve de alertá contra a ignorância que norteia muitas seitas até os dias atuais.
-
Há de se confiar nas palavras do Rouch para que aquela realidade apresentada seja digerida. Um filme difícil e polêmico, ainda hoje.