
- Direção
- Lucía Puenzo
- Roteiro:
- Sergio Bizzio (conto), Lucía Puenzo (roteiro)
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Espanha, França, Argentina
- Duração:
- 86 minutos
Lupas (15)
-
O tema e o Darin salvam. No entanto, senti falta de ao menos uma ideia concluída, um certo didatismo, criticado mtas vezes, aqui acho que se deva presumir essa limitação do espectador, pq ela existe de fato. Não lembro de um diálogo sequer entre a protagonista e o médico.
-
Os filmes argentinos tem um poder surpreendente sobre mim.
-
Filme lançado há 13 anos mostrando algo que ainda hoje é raro no cinema: a intersexualidade. Mostra um pouco do que tais indivíduos vivem, os dilemas, questionamentos, duvidas e sofrimentos. Faz uma crítica ao que chama de "castração", quando a medicina intervem em assuntos que deveriam ser escolha dos indivíduos. Bom e muito representativo.
-
Com serenidade no olhar para cada evento e relação desenvolvida, o tema delicado se expande no seu tempo sem resoluções fáceis, porém esperançosas. De uma particularidade biológica se discute gênero, orientação sexual, família e convívio social.
-
Um pouco confuso 23/01/2020
-
Narrativa simples e objetiva que vai se revelando a cada cena para o espectador de forma casual, sem exposições abruptas. O tema da transexualidade é retratado com maturidade e sensibilidade pelo roteiro, e a direção, sóbria e discreta, conduz a narrativa com uma carga dramática tocante e não piegas.
-
A discussão a princípio nobre não ofusca o mal trato com os personagens e a pobreza narrativa de Lucía Puenzo.
-
Excelente, um tema polêmico retratado de forma simples e delicada, um filme lindo e triste, tem cores sombrias, diálogos inteligente e complexos... excelentes atuações...
-
24/07/08
-
Abre uma interessante discussão sobre a transcendência do gênero (a protagonista é homem e mulher, hétero e gay - unissex), mas só abre, não consegue ir tão longe e/ou tão fundo quanto o tema permitia.
-
Trata de um incomum tema de forma sóbria e não apelativa, deixando os personagens à vontade para expressar seus variados sentimentos.
-
Filme adulto, tema controverso, tratado com muita seriedade, faz desse um filme, recomendável, para quem preocupa-se com temas mais sérios.
-
Porque distanciar ainda mais um tema naturalmente distante da platéia em algo ainda por cima frio?!
-
Trabalha um assunto interessante de modo caricatural, além de notáveis falhas técnicas.
-
Além do tema instigante, as atuações de Inés Efron e Ricardo Darín sustentam esse drama peculiar e sensível.