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- Direção
- Jean-Jacques Annaud
- Roteiro:
- Umberto Eco (romance), Andrew Birkin (roteiro), Gérard Brach (roteiro), Howard Franklin (roteiro), Alain Godard (roteiro)
- Gênero:
- Drama, Suspense
- Origem:
- Alemanha, França, Itália
- Duração:
- 130 minutos
Lupas (21)
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Belíssimo filme e com atuações maravilhosas, F. Murray Abraham tem pouco tempo de tela, mas o suficiente para mostrar seu talento e impor sua presença forte em cena, Ron Perlman é outro que se destaca. A cena de sexo entre o aprendiz de monge(Adso de Melk) e a garota prostituta, é uma das mais sensuais e deliciosas do cinema, além de polêmica rsrs. Fiquei com a impressão que o filme poderia receber algumas indicações ao Oscar, mas não foi o caso.
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Filme típico de aulas de História que conta com uma crítica um tanto pueril e extremamente datada (algo típico dos anos 80).
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01/02/2017
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Ao retratar sobre os horrores secretos da igreja católica na idade média (alguns deles perdurando até hoje) como o fetiche nefasto pelo não acesso ao conhecimento e a repressão dos prazeres terrenos, consegue colocar alguns filmes de terror no chinelo.
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Os filmes do diretor francês Jean-Jacques Annaud estão entre os que mais considero interessantes e didáticos, devido ao seu incrível trabalho de recomposição de fatos e aspectos históricos, vide os também fascinantes A Guerra do Fogo e Círculo do Fogo.
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Do livro (um verdadeiro tratado de semiótica) só extrai a superfície (a investigação dos crimes), engendrando um suspense truncado e rudimentar desprovido da substância da obra de Eco - os debates acalorados, a manutenção dos signos etc. Poderia ser mais
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A melhor representação da Idade Média que já vi em um filme.
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07/11/06
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Crítica fantástica a ignorância humana e os padrões adotados na idade média para controlar os fiéis. Ainda que com um roteiro muito bom, "O nome da rosa" não é considerado um grande clássico, e eu, colocaria a culpa em seu desfecho.
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A grande virtude, além da boa história, é conseguir ambientar muito bem o filme, realmente parece um mosteiro, sem falsas premissas.
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Dois temas que me intrigam... inquisição e investigação... excelente filme...
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A atuação de Sean C. se destaca numa história interessante sobre uma época de trevas da igreja católica! Agrega e prende como poucos sobre o tema!
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Suspense sobre fé e a corrupção da Igreja com Sean Connery. Umberto Eco and Jean-Jacques Annaud, you two are doing it fuckin' right!
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Mostra com sinceridade e criticamente a vida dos clérigos na idade média, com uma cena que mostra muito bem a dicotomia entre alto clero e baixo clero.
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Técnica: 10 Lógica artística: 9.5 Lógica científica: 9.0 Nota: 9.5
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Situado numa era de escuridão, hipocrisia, crueldade, de ideologia e manipulação religiosa, do poder soberano da palavra, a obra de Annaud consegue força em seus temas, mas logo os esgota, com narrativa lenta, investigação pouco empolgante e limitações.
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Não acho que Sean Connery foi uma boa escolha pra esse pepel (parece o 007 do sec 14). Os diálogos são fracos e o roteiro é cheio de clichês americanos, mas este é um dos poucos filmes do período, com boa reconstituição de época e um enredo interessante.
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Em geral, é uma ótima representação da época vivida, porém o final me pareceu excessivamente inteligente para ser descoberto facilmente pelo William de Baskerville. De qualquer jeito, é um bom filme.
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Oco.
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Horrível em todos os sentidos que você possa imaginar.