- Direção
- Roteiro:
- Alinor Azevedo (argumento), Luiz Carlos Barreto (argumento), Roberto Farias (escritor)
- Gênero:
- ,
- Origem:
- Duração:
- 102 minutos
Lupas (20)
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Excelente filme que não é apenas um filme de assalto mas também de comentário social. O mais interessante aqui é o assalto acontece já nocomeço e o desenvolvimento do filme é mostrando o depois. Grande direção de Roberto Farias, com um ótimo roteiro, trazendo questões sociais e raciais e que ainda hoje são muito atuais. O elenco está ótimo, com destaque pra Eliezer Gomes como Tião. Mais um excelente filme brasileiro.
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Um clássico do Cinema policial brasileiro. Uma crônica da desigualdade social nossa de cada dia, da miséria dos morros cariocas, do preconceito racial. Como diz a música de Paulinho da Viola: ""Dinheiro na mão é vendaval. É vendaval. Na vida de um sonhador. De um sonhador."" Grande filme!
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Tem uma reflexão social importante e por isso se diferencia dos títulos do gênero policial. É bastante supervalorizado mas me parece indiscutível o tratar como filme bem arquitetado e realizado.
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20/06/04 -Filmado com grande realismo, é um dos grandes filmes policiais do Brasil. Além da reconstituição muito convincente de um acontecimento histórico, o filme traz uma reflexão sobre as vidas nas favelas e o choque de classes sociais.
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Cinema policial de altíssimo nível, servindo ainda como retrato de um Brasil em frangalhos, preconceituoso e violento.
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A trama vai além do mero entretenimento, chegando a um nível de crítica social que ainda respinga em nossos dias. Certos problemas ainda estão longe de uma solução definitiva.
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Cinema nacional já foi grande outrora, um belo filme, excelente roteiro e atuações... O problema de se humanizar bandidos é que consequentemente se tornam heróis... inevitável...
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O grande faroeste brasileiro. Tião Medonho, todos os personagens, a trilha sonora, a história, os quadros, boas cenas. Soube misturar o Noir americano com a cultura brasileira.
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A insistência nacional de transformar em filmes os grandes crimes ocorridos. Às vezes funciona!
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Técnica: 9.0 Arte: 9.0 Ciência: 9.5 Nota: 9.16
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Uma construção gradativa da realidade social brasileira, com atuações fortes e tensão chocante. A declaração final do Grilo (Reginaldo Faria) não vai sair fácil da minha cabeça.
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"Vocês vão me matar é por isso, não é porque eu comprei carro e desrespeitei o pacto não: é porque eu tenho cara de ter carro. Você tem inveja de minha inteligência… do meu cabelo loiro… do meu olho azul!"
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Um dos, senão o melhor filme brasileiro já feito, tão crível após 10 sessões quanto da primeira vez. FILMAÇO arrematável.
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Filme brasileiro com pinta de superprodução hollywoodiana, que parte da interessante e não-explorada premissa do 'o que aconteceu depois', e é muito feliz ao retratar todo a corrupção (traições, cobiça) e despreparo do homem diante do dinheiro fácil.
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Grande Tião Medonho!
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Acho supervalorizado...um filme tão sujo e sem charme com fama de noir?? aff!
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Muito bem filmado e com uma montagem adequada ao roteiro proposto, o filme se mantém em bom nível até a parte final, onde a "pressa" e algumas incoerências (Grilo morre de maneira infantil, para alguém inteligente) prejudicam um desfecho melhor.
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"Levanta que eu num mato home sentado!" (Tião Medonho)
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Não sei se o melhor, mas de certo, o filme mais completo já feito no Brasil. Impressionante como tudo dá certo, desde grandes interpretações, roteiro bem amarrado e direção inspirada.
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uma obra verossível cheia de bom talento e criatividade para dar, mereçe a atenção dos mais exigentes.