
- Direção
- Oliver Stone
- Roteiro:
- Oliver Stone
- Gênero:
- Guerra, Ação, Drama
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 120 minutos
- Prêmios:
- 59° Oscar - 1987, 44° Globo de Ouro - 1987
Lupas (43)
-
Sofrer e fazer sofrer: eis a guerra na visão do soldado
-
A moral humana posta a prova no limite da sanidade e do poder, oque é aceitável fazer com o inimigo? O que somos capaz de fazer quando podemos fazer quase tudo sem ser punido? Um roteiro certeiro, uma questão moral e dois personagens representando os opostos, como uma metáfora do que seguir, dafoe e berenger e a morte da humanidade em nós, um bom elenco que tem em Sheen o elo mais fraco, numa atuação que pedia mais, e no fim as glórias vão pra dafoe, ótimo filme.
-
A narração do protagonista não acrescenta muito aqui, e fica aquela sensação de que o filme poderia ser mais sútil, dando prioridade à imagem ao invés de focar nos relatos do protagonista e em alguns diálogos pouco inspirados. Ainda sim tem seus grandes momentos, além de ser eficiente como filme de ação, o retrato da ausência de unidade e propósito que existia nas tropas americanas é interessantíssimo.
-
Com exceção das forçadas cenas em câmera lenta com música dramática ao fundo, Platoon é um cru e seco relato sobre as guerras, todas elas.
-
A temática da guerra e a consequente desumanização de muitos de seus soldados ganha uma abordagem um tanto histérica pelas mãos sensacionalistas de Stone.
-
Até aqui, os horrores da guerra já tinham sido melhor expostos outros filmes do gênero. A necessidade de cenas de ação banalizadas acaba por engolir a principal tensão da narrativa (a colisão das duas forças ideológicas), que podia ser melhor explorada.
-
Tem cenas memoráveis,e mostra bem a loucura e o horror da guerra.
-
Possui lindos momentos, como os planos onde a bela fotografia toma conta da tela e a famosa cena do Willem Dafoe. Ainda tem um ótimo trabalho de elenco, mas fica a sensação que o filme quer impressionar seu público de qualquer jeito.
-
Antes de 94 - Um olhar realista e violento da guerra mas que não deixa de ser comovente. Com elementos biográficos, uma vez que o diretor participou do conflito, o filme conta com cenas chocantes mostrando os conflitos internos dos soldados.
-
Histórico!
-
Ótimo
-
A guerra inconsciente que o homem trava consigo, retratada em seu devido plano, cruel, donde suas escolhas valem vidas e sua alma se divide entre fazer o que é certo ou deixar-se levar pela rápida e devastadora solução dos problemas americanos.
-
Crítica a governantes egocentristas que jogam marginalizados na guerra sem qualquer preparo e às consequências disso, além da importantíssima retratação sobre a ética no campo de batalha são os valores desse grande filme.
-
02/03/2016
-
o filme de guerra mais cafona da história
-
Um dos mais famosos filmes de Oliver Stone, este acabou ofuscando obras superiores como APOCALYPSE NOW e NASCIDO PARA MATAR. Apesar disso, é um filme muito bom e melhora ainda mais na revisão.
-
Platoon opta por uma visão crua e real da Guerra do Vietnã. A obra leva te leva para o lado mais sangrento e cruel de uma guerra, onde não há heróis nem vilões, apenas sobreviventes. No final, ficamos aliviados por não estarmos em um campo de batalha.
-
Mais um filme para enxergar que na guerra, não existem vencedores. O personagem amadurece ao longo da trama, assim como nós, telespectadores. Belo filme.
-
A verdadeira transformação dos seres humanos causada pela guerra!!! Finalmente, um filme que não defende os americanos.
-
Tecnicamente é muito bem feito, e com várias cenas memoráveis. Não consigo dar meu parecer sobre a atuação do Sheen, estava acostumado com os seus papéis cômicos. Seria melhor se fosse um pouco mais intenso na questão do drama dos soldados.