- Direção
- Irvin Kershner
- Roteiro:
- George Lucas (argumento), Lawrence Kasdan (roteiro), Leigh Brackett (roteiro)
- Gênero:
- Ficção Científica, Aventura, Ação, Drama
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 124 minutos
- Prêmios:
- 53° Oscar - 1981, 38° Globo de Ouro - 1981
Lupas (71)
-
2023 Dezembro - 112
-
fantastico o melhor star wars ele e um filme tao gostoso de assistir,roteiro 10\10, tudo que era bom no primeiro eles melhoram muito mais, e tambem tem o luke i am your father que e bom dms
-
Para mim melhor da franquia Star Wars
-
Obra prima da ficção.
-
No episódio 5 começamos a ter realmente um desenvolvimento digno de filme épico, melhoram-se os efeitos de batalha(que já eram bons em 77), as animações continuam ótimas, e os diálogos de filme b dão uma diminuída por aqui, talvez pelo fato deste episódio ser mais 2/3 focado em ação. Felizmente a luta com sabres de luz entre Vader x Skywalker está bem mais fluida e graciosa do que aquela vergonha protagonizada por Obi-Wan no anterior, é aqui também que temos uma das cenas mais clássicas da série
-
Um clássico da sci-fi da "Nova Hollywood". viria a ser bastante influente ao longo dos anos 80. Dramaturgia que fica a desejar em alguns momentos, mas com técnica e ritmo encantadores
-
O melhor filme de Star Wars e um dos melhores filmes que já vi na vida.
-
O progresso é notável, em todos os quesitos da obra.
-
Uma das melhores sequências do cinema, é também o Star Wars definitivo, que apresenta um tom mais maduro e sombrio, expande a mitologia da saga, tem momentos icônicos, aprofunda personagens e suas relações, além de consolidar Darth Vader como o vilão mais importante da saga.
-
Tirando as cenas um pouco clichê da Leia e o Han e o beijo um pouco "Oi?" da Leia e o Luke, absolutamente bem feito. Obra prima
-
Surpreendente por ser superior a qualquer coisa que a franquia tenha oferecido. Mas sofre dos mesmos problemas de ritmo dos outros, apesar de ter uma estrutura mais complexa e momentos realmente eficientes.
-
Meu respeito a esse grande filme! O melhor Star Wars! E um dos melhores do seu gênero.
-
Daqueles filmes que você não consegue assistir apenas uma vez. Representa o melhor de toda a saga e um dos melhores filmes já feitos na história do cinema e digo isso sem medo. Destaque para Carrie Fisher e Harrison Ford e claro.. "I am your Father"
-
Bem melhor que o primeiro.
-
O filme que iniciou o costume das sequências serem mais dark que o original. O mais marcante da série.
-
Os 2 relevantes acertos estéticos são a montagem alternada do segundo ato, em que nenhuma das duas frentes da ação perde fôlego, e a batalha final no salão vermelho (embaixo) e azul (em cima), que realça simbolicamente o maniqueísmo da jornada do herói.
-
O melhor filme de Star Wars de longe. Perfeito em quase todos sentidos e capaz de agradar até mesmo cinéfilos mais conservadores. Seu único defeito é só engrenar pra valer mesmo depois dos primeiros quarenta minutos, cheios de ação um pouco desnecessária.
-
Melhor do que o anterior em tudo, mas ainda não me fascinou como imaginei que fosse fazer. Mas é uma aventura bem completa: na empatia e vínculo dos personagens, ação bem feita (em especial as "no chão")... e a clássica revelação final, claro!
-
A guerra cresce, o aprendizado Jedi enfim chega e Vader ganha mais espaço - quanto mais melhor. Toda a dimensão é maior, tem muito mais ritmo (passa-se em menos locais, mas com mais tempo) e os efeitos ainda são impressionantes. Ganha vigor nos cenários novos de Dagobah e Hoth - os momentos de estratégia militar são ótimos. Há ainda o excelente final de revelações.
-
Se a mitologia já está apresentada, o segundo episódio foca em desenvolver melhor os personagens, suas histórias, motivações. Vader é um dos grande vilões do cinema. As cenas e técnicas estão cada vez melhores.