- Direção
- Andrew Adamson, Vicky Jenson
- Roteiro:
- William Steig (livro), Ted Elliott, Terry Rossio, Joe Stillman, Roger S.H. Schulman, Cody Cameron (diálogos adicionais), Chris Miller (I) (diálogos adicionais), Conrad Vernon (diálogos adicionais)
- Gênero:
- Animação, Aventura, Comédia
- Origem:
- Estados Unidos
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 90 minutos
- Prêmios:
- 59° Globo de Ouro - 2002, 54° Festival de Cannes - 2001, 74° Oscar - 2002
Lupas (36)
-
Uma ótima paródia dos contos de fada da Disney. Personagens carismáticos, humor irreverente, e soundtrack de primeira garantem uma baita diversão pra todas as idades. Não envelheceu bem visualmente, mas a força do filme está concentrada na comédia.
-
Mega sucesso, não se falava em outra coisa na época...sem dúvida uma das melhores animações de todos os tempos.
-
Extremamente divertido e inesquecível.
-
Símbolo máximo da DreamWorks!
-
Com certeza, um marco para os filmes de animação. Tudo neste filme é excelente. já assisti dezenas de vezes, e não me canso de assistir novamente. Um destaque especial para dublagem brasileira, que ficou incomparavelmente melhor do que as vozes originais. E uma menção honrosa para o nosso Shrek (Bussunda) e o nosso Burro (Mário Jorge)!
-
Diversão na medida certa e sem grandes exageros.
-
"Shrek" fala da magia do amor e sobre o encanto de um bom conto de fadas, coisas que faltam ao filme já que a animação é computadorizada e atual de mais. Ainda assim maravilhosamente divertido.
-
Possivelmente o melhor trabalho da DreamWorks Animation até hoje, subvertendo expectativas do gênero e com uma sonoridade não-diegética descolada que marcaria sua época. Acho que nunca vou deixar de achar graça do casal do burro com a dragoa.
-
Inteligente e engraçado.Excelente animação!
-
Uma das animações mais originais já feitas! E a dublagem de Eddie Murphy está entre as maiores do cinema em animações.
-
Desconstruído em um nível que a Disney jamais alcançará. Bussunda nasceu para dar voz ao Shrek.
-
Satiriza os contos de fadas e os padrões estéticos sob um equilíbrio no deboche (sem nunca cair no escracho puro) e um uso certeiro do humor que acaba rendendo um filme extremamente carismático, que subverte o cânone e faz dele uma dança caótica e colorida.
-
Toda a sua criatividade em parodiar contos de fadas da Disney, fazem dessa a melhor animação de todos os tempos.
-
Filme que marcou época pelo humor espetacular, personagens muito bons e marcantes, muita sátira pesada nos clichês dos contos de fada e uma história que, apesar de ter estrutura previsível, é fácil não perceber isso tamanho o carisma e charme do filme.
-
Acho esse conto de fadas ao avesso um filme importantíssimo e clássico absoluto!
-
O melhor da saga disparado!!! Uma leve, mas ótima crítica aos contos de fada e seus clichês de "felizes para sempre", donzelas em perigo e príncipes encantados.
-
Uma boa animação, com personagens carismáticos, humor inteligente e um tom descompromissado que agrada. Pena que as continuação não permaneceram nesses moldes!
-
30/11/01
-
Muito bom. Boas sátiras e vários momentos bem engraçados.
-
Um filme que esbanja criatividade.