- Direção
- Billy Wilder
- Roteiro:
- Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr.
- Gênero:
- Drama, Romance
- Origem:
- Estados Unidos
- Duração:
- 110 minutos
- Prêmios:
- 23° Oscar - 1951, 8° Globo de Ouro - 1951
Lupas (87)
-
Uma história incrível sobre o cinema, com artistas em decadência, em desespero e em esperança, se entrelaçando nessa trama que desde os primeiros minutos é tragédia anunciada. É difícil expressar as inúmeras qualidades desse filme, simples e ao mesmo tempo profundo, e até hoje aclamado como um dos maiores de todos os tempos. Talvez seja dai a receita.
-
Pra mim, é a obra prima de Billy Wilder. É uma leitura muito peculiar sobre a transição do cinema mudo para o cinema sonoro e sua complexidade.
-
Norma é a estrela solitária de um céu apagado. O microfone, símbolo da Era de Ouro de Hollywood, aparta das telas os pináculos do cinema mudo e, em determinada cena, passa por cima da relíquia Desmond. É significativa a forma amarga com que o filme mostra a autofagia da indústria cinematográfica, que cresce com a construção e a decadência de seus ídolos. O plano final de Wilder, com um close-up em Gloria Swanson, ressalta o brilho esquecido da Era Silenciosa.
-
Um filme amargo, cruel e ousado. Billy Wilder realizou o retrato mais pessimista possível da velha Hollywood. Como é triste ver sonhos perdidos em meio ao flagelo da decadência. Poucas obras atingiram tamanha plenitude e relevância na história do Cinema.
-
Filme bastante desinteressante.
-
Norma Desmond é uma das personagens mais memoráveis do cinema. Filme grandioso em todos os sentidos, atuação, roteiro, fotografia etc.
-
https://letterboxd.com/vinigarcia/film/sunset-boulevard/
-
Obraprima absoluta, grandes atuações, metalinguagem pura, mostrando bem os dois lados da Hollywood, as mazelas e a grandiosidade, Norma Desmond está no rol dos personagens inesquecíveis do cinema
-
Uma obra prima memorável que mostra o quanto Hollywood já era sujo mesmo nos anos 50 e que infelizmente 70 anos se passaram e tudo está pior, um filme que você pode indicar pra qualquer pessoa, de qualquer geração, qualquer gosto, é um filme que é praticamente impossível de não gostar, sensacional.
-
Uma icônica obra-prima que, sem temor, denuncia a podridão e futilidade dos bastidores de Hollywood.
-
Consagra-se como obra prima! Incrível como cada peça, cada obra de arte e cada relíquia presentes no interior da mansão têm uma história para nos contar.
-
Este é um dos raros filmes que você pode indicar a qualquer um, de qualquer geração, de qualquer gosto. Não existe chance de não se cravar um 10,0 aqui.
-
O filme já começa dando spoiler do final, mas nem isso diminui sua grandiosidade. Wilder produz uma verdadeira obra de arte, trágica, melancólica e com frases impactantes como a que Norma Desmond diz: "Eu sou grande, os filmes que ficaram pequenos", narcisista e possessiva - filmaço.
-
classicasooooo!!!
-
Obra prima máxima de Billy wilder. Gloria Swanson numa atuação antológica.
-
Com um roteiro cheio de nuançes, Wilder não apenas fez uma relevante denúncia à Hollywood, como melhor retratou a decadência e sua melancolia; claro, méritos também da arrepiante atuação de Swason, e suas ótimas falas. Destaque para o belíssimo desfecho.
-
Avenida Ocaso.
-
Em poucas vezes o preto-e-branco esteve tão bonito...
-
20/09/07 - Poético, cruel e cínico; é um filme noir que mostra a vida das estrelas de Hollywood por trás das câmeras e suas fraquezas perante à decadência. Com uma magistral atuação de Swanson, participação de ícones do cinema-mudo e roteiro inteligente.
-
Sunset Boulevard é forte, impiedoso, brilhante um dos melhores filmes Noir de todos os tempos e um dos melhores filmes do Billy Wilder, Vale a pena assistir. Nota: 9.1