Durante toda sua existência o homem tem criado diferentes maneiras de expressar seus sentimentos, expor seus ideais e utopias. Diversas expressões artísticas foram criadas, e várias tendências surgiram, e a arte se estruturou. Com o cinema não foi diferente, seguindo de modelos pré-estabelecidos, os filmes podem nos revelar bastante sobre a sociedade que o produziu, revelando como a mesma pensa e age, quais são seus sonhos e também suas contradiçoes com a realidade.
O filme "Tropas Estelares" de Paul Verhoeven, segue a estrutura típica dos filmes de guerra norte-americanos: existe o bem e o mal, o soldado herói e sua amada, e o comandanteque exige o máximo de seus homens, pois só a vitória poderá restabelecer a ordem destruida pelo mal. A história se passa em um "futuro não tão distante", como o próprio filme sugere, onde a globalização alcançou um nivel tão avançado que não existem mais fronteiras, e toda a sociedade vive a mercê de um unico estado: A Federação, que nada mais é do que uma versão global dos EUA, com toda sociedade vevendo o "american way of life". Isso fica claro ao percebermos que os protagonistas do filme são de Buenos Aires, mas só podemos perceber isso quando o nome da cidade é citado, já que os personagens não se parecem com latinos e nem vivem como o povo latino, mas sim como legítimos norte-americanos. Nesta sociedade só aqueles que se alistam no exército são considerados cidadãos.
Para esta sociedade perfeita, que já ultrapassa os limites da gálaxia, só existe uma ameaça: uma raça de monstruosos insetos gigantes, que querem se estabelecer como raça dominante. Os insetos, obviamente, assumem o papel de "mal" no filme, e se enquadram perfeitamente no modelo norte-americano de mal: são irracionais, uma raça inferior, quere tomar posse do que já foi conquistado, e os unicos capazes de pensar, seus lideres (cerebros gigantes, apropriado, não?), são verdadeiros gênios do mal, e devem ser capturados a qualquer custo. É bem possível substitui-los por árabes ou soviéticos.
Os personagens principais são:
Johnny Rico (Casper Van Dien), um jovem que esta confuso entre ingressar na acadêmia ou seguir carreira militar. O desejo de se sentir independente dos pais e seus sentimentos pela namorada, fazem com que ele escolha segunda opção. Ao ingressar na infantaria, anseia assumir um pelotão e subir de posto para impressiona-la.
Carmen Ibanez (Denise Richards), namorada de Rico, que quer se tornar piloto da frota. Este desejo de ser bem sucedida na carreira faz com que ela interrompa o namoro com Rico.
Dizzy Flores (Dina Mayer), apaixonada por Rico, fazde tudo para prover que é como ele é. Superando todas as dificuldades para isso. Tambem é um exemplo perfeito de poder feminino, pois sempre esta em condição de igualdade com os outros soldados.
Jean Rasczak (Michael Ironside), comandante e professor, o mentor de Rico. Um veterano de guerra que incentiva aqueles que querem se tornar verdadeiros cidadões a se alistarem. Como comandante assume uma linhade conduta dura, submete a tropa a todo tipo de aprovação, aquele que não suportar não está apto para se tornar um cidadão.
Zander Barcalow (Patrick Muldoon), rival de Rico que é apaixonado por Ibanez. Se auto-considera superior a Rico devido a patente mais elevada, mas é derrotado quando se confrontam. Ele não suporta o fato de Ibanez amar Rico.
Por fim, Carl Jenkins (Niel Patrick Harris), um homem sensitivo, estudou junto com Rico e Ibanez, antes de se alistar na inteligência militar.
O filme retrata o belicismo do porvo norte-americano (conhecido por idolatrar armas e guerra), que quase sempre prefere resolver seus conflitos através da força, sempre detendo a razão, onde todos devem colocar o dever acima de tudo.
O roteiro é de Edward Neumeier, que já tinha trabalhado com Verhoeven em "Robocop - O Policial do Futuro" (onde faziam uma critica/sátira parecida voltada ao cinema policial norte-americano com seus heróis fascitóides e culto a violência), baseado no livro "Starship Troopers" escrito em 1959 por um ex-integrante da marinha, Robert A. Heinlein.
Uma curiosidade do filme é que sua história é constantemente interrompida por boletins sobre a guerra e propagandas das forças armadas, retratando como a mídia pode ser usada como arma de guerra, formando opiniões e conquistando assim, mais soldados para sua causa. Tipicamente elas foram inspiradas em propagandas nazi-fascistas (vide a direção de arte e as formações militares).
E detalhe: em NENHUM momento é cogitado negociar ou dialogar com os insetos. Texto excelente!
(Tô rindo sozinho aqui de lembrar do filme hahahaha)
Filmaço. Verhoeven e seus três pilares que sustentam seu cinema: sexo, violência e mídia.
Já faz 20 anos. Um filmaço! Verhoeven sempre inteligente. Excelente texto