Os Melhores Filmes de 2012 - Usuários
Assim como no ano passado, o Cineplayers abriu espaço para os usuários do site elaborarem uma lista com os melhores filmes que estrearam no circuito nacional em 2012. A lista contém 10 filmes e foi feita através de uma votação realizada no tópico CINEPLAYERS: Melhores Filmes de 2012 - Usuários, através da opinião dos leitores.
Foram enviadas 55 listas, sendo 3 eliminadas por violações das regras. A contagem foi feita de acordo com uma pontuação estabelecida por cada posição que o filme ocupou em cada lista individual, como pode ser esclarecida no tópico do parágrafo acima.
Para seguir o mesmo padrão da lista dos editores, foi decidido eliminar Caminho para o Nada da lista. Também não foram viáveis filmes lançados direto para a TV, apenas em festivais ou direto para vídeo, ou seja, apenas os que estrearam em circuito nacional nos CINEMAS.
Os 10 selecionados foram escolhidos com aperto. A diferença do décimo colocado para os décimos primeiros (houve um empate entre As Vantagens de ser Invisível e As Aventuras de Pi) foi de 42 pontos, e de 45 para o décimo segundo e 63 pontos para o décimo terceiro, respectivamente 007 - Operação Skyfall e O Espião que Sabia Demais. O badalado O Hobbit fez apenas 109 pontos.
E, como sempre após as estatísticas, a lista final:
10. O Artista (The Artist), de Michel Hazanavicius
Pontuação: 231
9. Cosmópolis (Cosmopolis), de David Cronenberg
Pontuação: 283
8. Shame (idem), de Steve McQueen
Pontuação: 293
7. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (The Dark Knight Rises), de Christopher Nolan
Pontuação: 302
6. A Separação (Jodaeiye Nader az Simin), de Asghar Farhadi
Pontuação: 347
5. Moonrise Kingdom (idem), de Wes Anderson
Pontuação: 365
4. Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo), de David Fincher
Pontuação: 416
3. Holy Motors (idem), de Leos Carax
Pontuação: 428
2. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo), de Martin Scorsese
Pontuação: 481
1. Drive (idem), de Nicolas Winding Refn
Pontuação: 510
Agradecimentos:
Luís Daniel - organização, contagem, imagens e artigo;
Paulo Polastri - auxílio e imagens;
Rodrigo Cunha - idealização e organização.
E, claro, a todos os que votaram!
Apenas grandes filmes, o mais fraco em décimo. Tudo certo, lista excelente. Quando tiver tempo, acompanho a discussão! rs
"Kede o Robite"
😏
Pff.
Achei demais Shame, porém, aquela cena no final (com outro cara), acho que não tem nada a ver com o protagonista. Fassbender está perfeito no papel, assim como Mulligan, que interpreta sua irmã. Só o trailer eu vi 35 vezes, para vê-la cantando New York, New York.