Lupas (743)
-
Adão e Eva no apocalipse.
Daniel Dalpizzolo | Em 06 de Janeiro de 2020. -
O heroísmo como acidente de percurso do cidadão comum, aquele mesmo cidadão que não se priva de mostrar no dia a dia seus traços de sociopata. A reação repressora da máquina estatal, suas falsas verdades promovendo crises, injustiças e violência. Quem é o cidadão comum que esse Estado produz? Corta, e lembramos das reações inflamadas e equivocadas ao Sniper Americano, filme que pede uma revisão crítica urgente. “Temo mais o governo que os terroristas”.
Daniel Dalpizzolo | Em 06 de Janeiro de 2020. -
A fé e a fábula como antídoto ao trauma, a cultura HQ como mitologia dos nossos tempos. Um filme suspenso entre a ironia provocativa e a metalinguagem filosófica, consciente de cada passo em falso e cada expectativa frustrada. Este mundo é um hospício.
Daniel Dalpizzolo | Em 19 de Janeiro de 2019. -
Koreeda explora os principais clichês dos filmes familiares para narrar uma história aparentemente banal sobre um enlaçamento social errante. O atrito entre o tom agridoce da história e a dureza das motivações e dramas sustenta o filme até o fim.
Daniel Dalpizzolo | Em 19 de Janeiro de 2019. -
Depois da pataquada de Caça-Fantasmas, Feig retorna com uma farsa que mescla elementos do humor e do thriller, por vezes abandonando o riso fácil para se concentrar num tour de force de plot twists malucos e curiosos. Quando funciona, funciona bem.
Daniel Dalpizzolo | Em 19 de Janeiro de 2019. -
Um OVNI na produção francesa atual, mas conectado à onda maneirista que revisita estéticas do início do séc. XX (Maddin, Alonso). Bom senso de fantasia, com uma matriz narrativa ruiziana pela qual conta uma aventura queer nem sempre bem resolvida.
Daniel Dalpizzolo | Em 17 de Dezembro de 2018. -
Godard reflete sobre a violência, as guerras, a representação, as estruturas político-sociais do século passado e seu transbordo no novo século - as estéticas e linguagens, as resistências, o mundo árabe. Um caleidoscópio hermético, desafiador e pujante.
Daniel Dalpizzolo | Em 17 de Dezembro de 2018. -
O conto mizoguchiano de Rivette sobre o corpo feminino e as amarras dos valores cristãos. Algumas das mais belas imagens de Anna Karina não produzidas por Godard, num segundo filme que já consolidava Rivette como um dos grandes cineastas de sempre.
Daniel Dalpizzolo | Em 17 de Dezembro de 2018. -
E então chegamos ao pós-terrir.
Daniel Dalpizzolo | Em 25 de Junho de 2018. -
Pastiche de thriller erótico bem sem-vergonha, todo construído em torno de uma história das mais picaretas, que lá pelas tantas até se leva excessivamente a sério e põe a perder suas melhores virtudes. Mas o Ozon desde Dentro de Casa segue muito curioso.
Daniel Dalpizzolo | Em 25 de Junho de 2018. -
Outro caso de filme que parte de uma premissa ridícula e mergulha numa pretensão dramática completamente destoante de suas origens. A ação, conduzida por um ex-coordenador de dublês (vibe John Wick again), é o que existe de melhor.
Daniel Dalpizzolo | Em 25 de Junho de 2018. -
As melhores construções de atmosfera e tensão do horror contemporâneo seguem as inspiradas por John Carpenter - este passa por citações diretas a Halloween e Christine, uso da trilha synth, luzes e grafismos à 80's. Ajudaria se tivesse bons personagens.
Daniel Dalpizzolo | Em 18 de Junho de 2018.