"Efeito Borboleta" é um filme sobrenatural com um toque sombrio. É muito controverso e fala de coisas que nenhum filme fala.
Logo no início do filme, aparece uma frase da Teoria do Caos: "Algo tão pequeno quanto o vôo de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo". Somente esta frase é um resume tudo o que Evan passou no filme. Sempre que ele voltava ao passado para ajudar alguém, ele modificava apenas uma coisinha e essa coisinha acabava prejudicando todo o seu futuro. Em uma determinada cena do filme, Evan diz: "Toda vez que tento ajudar alguém, tudo dá errado". E era exatamente esse o seu problema. Quando ele ajudava a Kayleigh, ele prejudicava o Tommy. Quando ele ajudava o Lenny, prejudicava a si mesmo. Quando ele ajudava a si mesmo, prejudicava a Kayleigh, o Lenny e às vezes o Tommy. Se ele tentasse ajudar um dos seus amigos, ele acabava prejudicando o outro. E assim, eis a solução: Tirar a Kayleigh da sua vida. Tirando ela da sua vida, ele tirava também todos os seus traumas. E assim, ele volta ao passado através de um vídeo caseiro que sua mãe gravou quando ele conheceu Kayleigh, e tira ela de sua vida. Foi um sacrifício, mas ele salvou não somente a si mesmo, mas a Kayleigh, o Tommy e o Lenny, que agora tiveram uma vida melhor.
O roteiro desse filme é sobre um homem chamado Evan, que não sabe direito quem ele é, pois ele bloqueou todos os momentos traumáticos de sua vida. Durante o filme, ele descobre quem ele é, e não necessariamente gosta de quem ele é. Ele descobre que pode voltar e mudar o seu passado. E isso muda o presente. Então ele faz o sacríficio supremo para melhorar a vida dessas pessoas. E faz isso mudando suas realidades.
Lenny é o melhor amigo de Evan. Quando Lenny é mais jovem, ele é o cara que provocava. Ele passa por um caminho louco através de doenças mentais.
Kayleigh sempre foi apaixonada por Evan, desde os 5 anos, quando se conheceram. Pode ver-se, em cada versão de Kayleigh que há uma forte relação com Evan, pois o futuro sempre envolve um meio de estar próxima a Evan.
Tommy sempre dá um jeito de aparecer no filme. Ele é o valentão e algumas vezes o vilão da história. Tommy não gosta de ver Evan namorando a sua irmã Kayleigh, e quando isso acontece, Tommy se revolta contra Evan.
O pai de Evan, Jason, ficou muito conhecido por ter esses problemas de voltar ao passado. Pode ver que em "Efeito Borboleta 2" ele aparece em um artigo da internet. Jason voltava ao passado através de um álbum de fotografias. Ele disse a Evan uma coisa bem verdadeira: "Não pode mudar as pessoas sem destruir o que elas foram. Não pode brincar de Deus, filho."
Acho que os atores fizeram um excelente trabalho, pois a maioria deles é acostumado com comédias, e em "Efeito Borboleta" eles provaram que conseguem fazer algo bem maior. Eu acho que o drama é bem mais difícil de fazer. Comédias são divertidas, mas o drama é algo que requer muita busca interior e muitas divididas consigo mesmo. É um gênero que acaba com você se você quiser fazer um bom trabalho. Por isso, os atores estão de parabéns, inclusive os atores mirins.
Muitas pessoas não entendem o título do filme, "Efeito Borboleta". O que afinal significa esse efeito? Tem algo a ver com borboletas? Negativo. O termo "Efeito Borboleta" é usado na Teoria do Caos. Quando asas de uma borboleta batem, podem criar um vento que terá um efeito dominó e acabará com um tufão do outro lado do mundo 3 anos depois. Ou seja, uma coisinha pequena que você faz no seu passado pode acabar prejudicando completamente o seu futuro.
Nas cenas que Evan lê o diário para voltar ao passado, tudo que está ao seu lado vibra independentemente. Mas por quê? Um bom exemplo é na cena em que mostraram uma tomografia da cabeça de Evan, lá no médico. Se você olhar atentamente a tomografia, verá que parece uma borboleta vibrando. E é isso mesmo. Uma prova disso é nos créditos iniciais, quando aparece uma borboleta batendo as asas 'dentro' do cérebro de Evan.
Espetacular. Essa é a palavra que define filmes como "Efeito Borboleta".
Curiosidades:
- O personagem Evan foi oferecido a Seann William Scott e Joshua Jackson, que recusaram o papel.
- A personagem Kayleigh foi oferecida a Ali Larter, que a recusou.
- No filme Melora Walters e Ashton Kutcher interpretam mãe e filho, mas na vida real a diferença de idade entre eles é de apenas 10 anos.
- As versões adolescentes de Evan, Kayleigh, Lenny e Tommy assistem no cinema a Seven (1995), sendo que na sala ao lado está sendo exibido Débi & Lóide (1994). Ambos são filmes produzidos pela New Line Cinema, assim como Efeito Borboleta.
- A versão canadense de Efeito Borboleta contém cenas de nudez.
- Seguido por Efeito Borboleta 2 (2006).
- O orçamento de Efeito Borboleta foi de US$ 13 milhões
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário