Saltar para o conteúdo

Perfis

Foto de Lynn Redgrave

Lynn Redgrave

Idade
67 anos
Nascimento
08/03/1943
Falecimento
02/05/2010
País de nascimento
Reino Unido
Local de nascimento
Londres, Inglaterra

Integrante do clã dos Redgrave, teve participação no cinema, teatro e televisão.

Lynn Redgrave era a terceira filha do casal de atores Michael Redgrave e Rachel Kempson. Era irmã de Vanessa e Corin, e tia de Natasha e Joely Richardson. Num clã desse naipe, aparentemente era questão de tempo que ela seguisse a carreira artística.

Lynn nasceu em Londres em março de 1943. Sua relação com o pai sempre foi fria e distante. Michael (que era bissexual e mantivera um longo romance com Noel Coward), nunca dedicou muito tempo para a filha. No fundo, o pai depositava todas as suas expectativas em Vanessa e em Corin e pouca ou quase nenhuma nela. Já mais velha, Lynn confessou ter tido acesso aos diários do pai e que, no dia do seu nascimento, não vira qualquer referência à sua chegada. Extremamente tímida e sem qualquer encorajamento do pai, parecia que ela não estava fadada a seguir os mesmos trilhos do restante da família.

Mesmo assim, talvez para acertar as contas com o pai, decidiu tentar a carreira teatral. Ingressou na Queen's Gate School, em Kesington (a mesma de Vanessa). Não gostou do que viu e de lá saiu em 1959. Aos 18 anos, inscreveu-se na Central School of Speech and Drama. Redgrave estreou nos palcos numa montagem de Sonho de uma Noite de Verão, dirigida por Tony Richardson (com quem sua irmã se casaria e que, muito tempo depois, também revelaria sua bissexualidade), em que interpretava o papel de Helena. Em seguida, embarcou numa turnê de O Mundo Fabuloso de Billy Lair, peça adaptada do romance de Keith Waterhouse (e que depois seria vertida para o cinema pelo diretor John Schlesinger). Seu talento passou a ser notado e os convites começaram a chegar. Nessa época, interpretou personagens importantes para diretores como Laurence Olivier, Franco Zefirelli e Noel Coward.

Simultaneamente com o teatro, Redgrave iniciou os primeiros passos na carreira cinematográfica. Em 1963, esteve em As Aventuras de Tom Jones, o vencedor do Oscar daquele ano. No ano seguinte, atuou em Um Amor sem Esperanças, de Desmond Davis, em que fazia a colega de quarto de Rita Tushingham. O ano de 1996 marcou seu apogeu. Trabalhou em Chamada para um Morto, thriller de suspense de Sidney Lumet, e na comédia britânica Georgy, a Feiticeira, de Silvio Narizzano, em que esteve ao lado de Alan Bates e Charlotte Rampling. Por Georgy, Redgrave foi indicada ao Oscar (naquele ano, Vanessa também concorria pelo filme Morgan, de Karel Reisz, mas ambas perderam para Elizabeth Taylor), e recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz em filme comédia ou musical.

Ao longo dos anos 1970, Redgrave concentrou sua carreira nas produções para a televisão. Nos cinemas, esteve apenas em três filmes, sendo o mais conhecido o desigual Tudo o que Você Gostaria de Saber Sobre Sexo Mas Tinha Medo de Perguntar, de Woody Allen. Em 1975, fez a protagonista de A Alegre Libertina. Em 1989, teve uma participação elogiada no pouco visto Minha Primeira Transa, de Randal Kleiser.

As coisas melhoraram um pouco nos anos 1990. Em 1996, ele interpretou Gillian, a esposa do pianista mentalmente perturbado David Helfgott (Geoffrey Rush), em Shine - Brilhante, filme que lhe rendeu uma indicação ao BAFTA de melhor atriz coadjuvante. Dois anos depois, fez Hanna, a governanta alemã do personagem do cineasta James Whale, vivido por Ian McKellen, em Deuses e Monstros, de Bill Condon. Por esse papel, Lynn foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante e ganhou seu segundo Globo de Ouro (batendo a favorita Judy Dench, por Shakespeare Apaixonado).

Dali para frente passou a ser chamada apenas para pequenos papeis, uma prova que Hollywood sempre a considerou uma atriz coadjuvante. Esteve, por exemplo, em Sobrou Para Você (de um envelhecido John Schlesinger), Spider - Desafie Sua Mente, de David Cronenberg, Kinsey - Vamos Falar de Sexo, novamente com Bill Condon, Peter Pan, de P.J. Hogan, e A Condessa Branca, de James Ivory (em que contracenava com sua sobrinha, Natasha Richardson). Seu último papel de destaque nos cinemas foi no descartável Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

Lynn trabalhou com sua irmã Vanessa duas vezes. Em 1990, elas dividiram o palco numa montagem de Três Irmãs, de Chekov (as duas se desentenderam publicamente nessa época por divergências políticas a respeito da participação americana na Guerra do Golfo). No ano seguinte, ambas estrelaram uma refilmagem de O Que Teria Acontecido com Baby Jane?, revivendo na televisão os personagens de Bette Davis e Joan Crawford.

Na vida pessoal, Redgrave se casou em 1967 com o ator John Clark. Eles tiveram três filhos: Benjamin, Kelly e Annabel. A separação dos dois ocorreu em 2000, quando o marido revelou ter tido um romance extraconjugal com sua assistente, Nicolette Hannah, e que seu neto, Zachary, era, na verdade, filho de Clark com sua amante.

Redgrave sempre teve problemas com a balança. Ela nunca escondeu que, quando jovem, sofria de bulimia. Anos depois, já mais velha, estrelou uma série de comerciais da organização dos Vigilantes do Peso. Em 2002, os médicos diagnosticaram o câncer nos seus seios, contra o qual lutou durante toda a última década.

Lynn Redgrave faleceu em 02 de maio de 2010, aos 67 anos.

Filmografia

Título Prêmios Ano Notas
Peter Pan
Tia Millicent
2003
6,2
Shine - Brilhante
Gillian Murray
1996
7,4
Aventuras de Tom Jones, As
Susan da taverna Upton
1963
6,3
1972
6,2
6,6
2002
5,6
Globo de Ouro (prêmio)
Oscar (indicação)
1998
7,4
Condessa Branca, A
Olga Belinskya
2005
6,6
2007
7,2
Delírios de Consumo de Becky Bloom, Os
Mulher bêbada no baile
2009
5,1
2001
Alegre Libertina, A
Xaviera Hollander
1975
2000
2000
Sobrou Pra Você
Helen Whittaker
2000
4,3
1966
Oscar (indicação)
Globo de Ouro (indicação)
Globo de Ouro (prêmio)
1966
1999
1970
1991
2002
Minha Cadela Tulipa
Nancy (voz)
2009
Amantes Sensuais
Lady Davina
1980
Viva a Morte... Tua
Mary O'Donnell
1971
1964
Soldados Virgens, Os
Phillipa Raskin
1969
Só Para Mulheres
Miss McVane
1998
1989
2000
2002
6,3
7,3