Saltar para o conteúdo

Notícias

Coringa não será exibido onde ocorreu massacre durante sessão de O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Em 20 de julho de 2012, James Holmes invadiu o cinema Century 16, em Aurora, Colorado, durante uma sessão de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Todo de preto, com colete à prova de balas e máscara de gás, o criminoso ativou uma granada de fumaça e disparou suas armas contra o público. Holmes matou 12 pessoas e deixou 58 feridos. Ele foi preso logo após sair tranquilamente da sala de cinema. Seu cabelo, pintado de laranja, suscitou rumores de que ele teria se inspirado no grande vilão do filme anterior, o Coringa (Heath Ledger). Sua condenação à prisão perpétua foi um alento, mas nunca remediará a dor de quem perdeu entes queridos nesse ato bárbaro.

Por isso, os familiares das vítimas endereçaram uma carta para a Warner Bros., compartilhando suas preocupações com a estreia de seu novo filme, Coringa, e pedindo que o estúdio doe parte da renda do filme a instituições que apoiam parentes de pessoas assassinadas em tiroteios em massa. A Warner respondeu que esse tipo de violência é "um problema crítico de nossa sociedade" e ser empático "às famílias envolvidas nessas tragédias". Ressaltou também seu longo histórico de filantropia para tais instituições e que essas parcerias têm pressionado a criação de medidas legais "para conter essa epidemia". Por fim, a empresa declara que "uma das funções da dramaturgia é provocar discussões difíceis sobre problemas complexos", indicando sua defesa ao direito de existir do filme de origem do vilão do Batman.

O multiplex Century Aurora agiu de forma mais discreta, silenciosa, e até mesmo assertiva. A sala remodelada em que a tragédia aconteceu não dispõe de ingressos de pré-venda de Coringa. O site The Hollywood Reporter entrou em contato com a rede de cinemas, que preferiu não divulgar uma declaração oficial. Mas um funcionário do estabelecimento confirmou o motivo: não há ingressos à venda porque Coringa não será exibido no local. Prudência mais que adequada.

Vencedor do Leão de Ouro em Veneza e sucesso de crítica e público em Toronto, Coringa tem direção de Todd Phillips e atuação elogiada de Joaquin Phoenix como o protagonista do filme, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 3 de outubro.

Comentários (0)

Faça login para comentar.