Saltar para o conteúdo

Notícias

4º Festival ECRÃ anuncia edição online em agosto

A pandemia da Covid-19 atrapalhou, mas não impedirá a realização e o crescimento!  de um dos festivais de cinema mais bacanas do Rio de Janeiro: o Festival ECRÃ, que à sua 4ª edição entre os dias 20 e 30 de agosto, e pela primeira vez em formato online — para a sorte dos moradores de todos os cantos do Brasil.

Evento especializado em cinema experimental, o 4º Festival ECRÃ exibirá mais de cem obras entre filmes, instalações e performances com acesso gratuito. O evento também oferecerá mesas redondas, lives e sessões especiais. Em sua seleção, obras exibidas em festivais do porte de Cannes, Berlim, Rotterdam e Locarno e expostas em diversos museus pelo mundo.

Entre os destaques da Experiência Cinema da quarta edição estão a estreia mundial de Prazeres Circunstanciais, do diretor americano Lewis Klahr, Não Haverá Mais Noite, de Eléonore Weber, Gerações, de Lynne Siefert, Meu Pretzel Mexicano, de Nuria Gimenez, e Não Há Lado Sombrio, de Erik Negro.

Alguns diretores que já passaram pelo evento retornam para o 4º ECRÃ. Caso de James Benning com Telemundo, J.P Sniadecki com o documentário A Forma do que Está por Vir, Peter Azen e seu Calidris, Ben Rivers com Estratos Fantasmas e Raul Perrone com a estreia mundial de 4lguns Pibxs, dentre outros.

Entre os destaques nacionais do cinema estão É Rio e Rocha, Negro Leo de Paula Gaitán, Sofá, de Bruno Safadi, Sertânia, de Geraldo Sarno, Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, e o curta-metragem Pattaki, de Everlane Moraes. O festival também traz estreias de filmes nacionais como os longas Passou, de Felipe André Silva; A Densa Nuve, o seio, de Vinícius Romero; os curtas Replay, Céu na Terra e Duas Imagens de Guerra, de Julio Napoli, Raquel Monteiro e João Pedro Faro, respectivamente, além de No Olho do Outro, do diretor e crítico de cinema Fábio Andrade.

O festival ainda apresentará outras experiências audiovisuais, como a performance #taitiria, de Amanda Palma, que estreou no Fringe Festival Amsterdam. Pela primeira vez no ECRÃ, a experiência vídeoarte será uma categoria à parte, com obras como Miami, de Michael Etzensperger, Visão da Montanha, que volta ao Brasil após rodar mostras por Áustria, Estados Unidos, Escócia, e Bestiário, produção do goiano Benedito Ferreira que fará sua estreia mundial.

O 4º Festival ECRÃ ainda promoverá debates, palestras e conversas no formato de lives em suas redes sociais, apresentará vídeos no formato 360º e seguirá sua tradição de adaptar filmes selecionados para o formato de instalação  agora em adaptação especial para o espaço digital. Para maior detalhamento das atrações do evento, acesse seu site oficial.

Comentários (0)

Faça login para comentar.