Realmente, não foi bem assim, mas quase assim. Na realidade acredito que muitas vezes a vida do convento era bem pior.
"A Religiosa é um romance do escritor francês Denis Diderot, publicado em 1796.
A história é baseada em fatos reais que aconteceram com Marguerite Delamarre, trancada em um convento contra sua vontade. O relato denuncia os defeitos pecaminosos e barbáries cometidas entre os religiosos, contendo críticas severas clássicas da literatura de sua época. Sua obra representa o ódio contra a Igreja que se espalhou pela França durante a Revolução Francesa.
O resultado foi o número crescente de invasões a conventos com o objetivo jurado de que a pretensão era resgatar as virgens supostamente enclausuradas nos porões. Ainda sim muitas das críticas não tinham fundamento, mas se a intenção era chamar a atenção da sociedade para esse assunto com certeza conseguiu.
O livro foi publicado várias vezes por se tratar não só de críticas escritas, mas também de um retrato do que acontecia durante o Iluminismo."
Interessante leitura sobre o filme... http://notassobreleituras.wordpress.com/2011/04/23/a-religiosa-denis-diderot/
Acredito na bondade e beleza da igreja Católica, mas sabemos que, como em todas as outras religiões, existem membros que usam o dom que Deus lhe deu transformando o seu "poder " em prol da maldade, a inquisição por parte de muitos cleros da igreja foi a maior prova disso, e atualmente o Vaticano tem de lutar contra alguns monstros pedófilos que se dizem fieis a Deus...
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário