Imprevisível como a maioria dos filmes dos Coen.
Cox ao ser demitido da CIA decide escrever as sua memórias, inclusive noticias relacionadas ao seu trabalho. Uma cópia desse livro - em cd - cai nas mãos de Chad e Linda, que tentarão tirar proveito encima desse cd. Linda ainda irá se apaixonar Harry, que tem um caso com a mulher de Cox, Katie. A vida desses desconhecidos irão se cruzar quando eles menos esperarem e fatos terríveis os marcarão.
Os irmãos Coen tem um senso de humor, eu diria, um tanto sutil. Até demais para quem tá acostumado a filmes de comédia "escrachada" ou "pastelão", então para quem tá acostumado a este tipo de filme desista, "Queime depois de ler", é tão sutil quanto uma naja. O máximo que você conseguirá rir será com alguns personagens construídos de uma forma um tanto caricata. Mas nem por isso o filme perde o seu valor. Na verdade vemos aqui uma mistura de tragédia com comédia, mas eu não diria humor negro, afinal teria que ter bem mais piadas sujas e ácidas para levar o título de humor negro.
Talvez os Coen devam ter pensado que colocar Pitt fazendo um papel rídiculo e McDormand fazendo caras e bocas seja engraçado, mas não é la muito essas coisas não. O personagem de Pitt chega a convencer mais o de Frances, em certas cenas, beira ao rídiculo. Já Clooney, eu não sei o que ele faz aqui, já que o personagem dele nem é cômico nem trágico, apenas serve de elo entre alguns personagens. A comédia vem mais das ações humanas e impensadas dos personagens, do que os personagens em si, ou das situções cômicas - se é que existe alguma.
O roteiro, pra ser uma comédia, ate que surpreende. Mas a pobreza de fatos cômicos faz o longa perder pontos. E não adianta dizer que é comédia inteligente por que não é. Afinal se é pra rir tem de fazer rir, e não nos enrolar. Mas visto a estória ser tão bem construída e o elenco tão bem formado, apesar de eu discordar com algumas representações, vale a pena conferir o filme.
Ou melhor vale a pena assisti-lo sem pretensão de muitas risadas ou se você for apenas fã dos Coen, caso contrário queime o dvd se vê-lo, ou se preferir, passe longe.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário