Saltar para o conteúdo

Críticas

Cineplayers

Não menos diferente, Garota Veneno é somente uma mostra da comédia pastelona e pipoca dos dias atuais.

4,0

Sinceramente, acho que todo filme como este - Garota Veneno - deveria vir com uma aviso fixado em seu cartaz anunciando: "Cuidado! Este é mais um filme de Rob Schneider!"; que possui em seu "invejável" currículo filmes como Animal e Gigolô Por Acidente. Definindo esses filmes citados de Rob Schneider, podemos dizer que Gigolô Por Acidente é "engraçado" (em partes), Animal é "bizarro" e Garota Veneno é medíocre, sim, mas isso não é nenhuma novidade. O filme não trás absolutamente nada de novo ao gênero, muito pelo contrário.

O filme foi escrito e dirigido por Tom Brady, que tem na bagagem outros filmes como... Garota Veneno. Isso mesmo, este filme marca a estréia de Tom no cinema, que anteriormente apenas havia escrito o roteiro de Animal, que consegue ser pior que este filme. Vejam pelo lado positivo, Garota Veneno ainda não deixa de ser medíocre, mas, ainda assim, marca uma evolução frente ao bizarro trabalho anterior de Tom.

A história do filme parece que foi baseada num filme de 1991 chamado Switch, que no Brasil recebeu o subtítulo de "Trocaram Meu Sexo". Uma popular patricinha norte-americana que adora zombar dos menos afortunados e curtir a vida (seja lá o que isso signifique para uma menina desse tipo) acorda durante mais um dia comum e descobre que transformou-se em um homem de mais ou menos uns 30 anos, interpretado por Schneider. O caminho para descobrir como chegou ao seu estado atual, e eventualmente revertê-lo, ela descobre o quão aterrorizante e arrogante soa para as outras pessoas.

Adam Sandler, outro veterano de comédias bobalhonas que acabou ficando eventualmente famoso por causa disso, faz uma ponta no filme como "tocador de tambores" (seu personagem não possui nome, apenas está lá). Uma participação fatídica, preciso dizer. A única frase mais ou menos engraçada que ele diz durante o filme inteiro é: "E você pode colocar sua erva aqui". Totalmente não necessária sua participação, desprezível. Era para ser engraçado, acabou sendo ridículo.

Graças a Deus (Alá, ou seja lá qual for sua crença), nem tudo em Garota Veneno foi jogado fora. O filme é uma prova viva de que as pessoas estão ficando mais resistentes a esse tipo de comédia, que força cenas exaustivamente repetitivas para tentar arrancar algumas gargalhadas da platéia. Demonstra-se isso em uma cena em que Rob Schneider sai rolando várias, várias, várias e várias vezes pela escada abaixo. No cinema em que estava, absolutamente ninguém riu, fiquei espantado! Uma cena típica de comédias "pastelonas" onde outrora o público se esbaldava de tanto rir, agora não causa mais o mesmo impacto, resultado da incidência com que as comédias dos anos 90 utilizaram esse recurso que hoje encontra-se completamente saturado.

O filme ainda tenta "forçar a barra" (ou forçar o riso) com personagens pseudo-engraçados, como é o caso da atriz Jodi Long, que interpreta a mãe de uma das tantas meninas do filme. Ela deveria estar ali para provocar risos, mas o mesmo não acontece, mais uma vez demonstrando a resistência do público. Ela (Jodi) é uma coreana, branca e sua filha é uma espécie de "de tudo um pouco"; meio coreana, meio africana, negra e patricinha. Essa miscigenação toda e os temperamentos de mãe e filha (que fica tentando se "enturmar" com os hábitos da filha) deveria soar engraçado. Deveria...

As cenas mais engraçadas realmente ficam por conta de Rob Schneider mesmo, apesar de serem muito limitadas. O desfecho do filme é absolutamente previsível, claro, como toda comédia do tipo. A trilha sonora é um dos poucos quesitos que jogam o filme para cima um pouco; moderna, ela trás uma espécie de pop norte-americano alternativo, fugindo de Britney's, Christina's e N'Sync's da vida.

Garota Veneno tem 101 minutos de tempo de projeção. Se você não estiver bem acompanhado, o filme pode lhe parecer interminável. Com tantas comédias românticas ruins que estamos tendo, fico chateado em não ter nada melhor a lhe recomendar, caro leitor. Garota Veneno, Como Perder Um Homem em 10 Dias, Encontro de Amor, Johnny English... Realmente, a melhor dica que eu poderia dar é que você esqueça todos esses filmes e vá a uma locadora mais próxima em busca de filmes como Melhor É Impossível, comédias de qualidade.

Comentários (0)

Faça login para comentar.