Terry Gilliam, aclamado diretor de Monty Python, faz sua sátira distópica da sociedade, em especial da sociedade britânica, usando e abusando referências ao livro de George Orwell, 1984, e recortes extremamente montypythonianos. Gilliam consegue, comicamente, expressar em um filme todas suas críticas aos modos de vida da época, e a ascensão do capitalismo.
Fundindo o mundo dos sonhos de Sam, o protagonista, com o mundo real, as vezes ficamos confusos a respeito do que é real ou não, e é justamente essa a peça chave do filme.
Brazil é um humor negro sobre uma sociedade liderada por repressão e autoritarismo, mas onde ninguém é capaz de ver isso. O desejo pelo bem material, ascensão na vida e a necessidade de uma vida ligada as aparências fazem com que toda a corrupção e os erros do governos sejam acobertados.
O filme é parte da trilogia da imaginação de Gilliam, que começa com Time Bandits (1981) e termina com The Adventure of Baron Munchauser (1989) e apesar do nome, a única referência ao Brasil existente no filme é a música Aquarela do Brasil, tocada inúmeras vezes.
Ao misturar um trabalhador comum, Sam, com toda a burocracia e extremismo do governo, as loucuras da sociedade, como querer sempre parecer jovem e os terroristas que ninguém sabe quem são, Gilliam cria sua própria loucura distópica que não está muito longe do que vivemos atualmente, é apenas uma visão exagerada do nosso dia-a-dia.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário