Um retrato da criminalidade paulistana com o toque carioca no elenco liderado por Faria, aqui em ótima dobradinha com a saudosa Wilma. É do tempo do Cinema Novo, que refletia sobre as mazelas sociais e flertava com o gênero ação em proporções bem equilibradas.
É um filme Noir, banhado em sombras e luzes, nervoso, inventivo no tratamento da imagem. Também tem espaço para a crítica social, mostra os párias da sociedade, o "lixo" que todos gostam de varrer para debaixo do tapete. Pior são a imprensa sensacionalista e a polícia titubeante. Roberto Farias realizaria ainda mais em seu filme seguinte (Assalto ao Trem Pagador), mas aqui o resultado já é impactante.
Los Olvidados, versão Brasil. Um dos mais amargos filmes brasileiros, retrata em uma revisão Bressoniana entre luz e sombra o tormento social dos excluídos nas metrópoles imprevisíveis, onde o medo e a violência são a lei.
O Ritmo do filme (que é mais um drama urbano do que um filme policial nos moldes da época) e as interpretações canhestras (exceção de Milton Gonçalves) me incomodam tremendamente.
Iniciando uma sessão pelos anos 60, com esse belo exemplar nacional, já tem mais de meio século, mas parece tão atual não? Excelente atuação de Reginaldo Faria...