- Direção
- Roberto Santos
- Roteiro:
- Norberto Nath (história), Roberto Santos
- Gênero:
- Drama
- Origem:
- Brasil
- Duração:
- 80 minutos
Lupas (8)
-
Com grande influência do Neorrealismo Italiano, 'O Grande Momento' é uma mistura de drama da classe operária e comédia pastelão, mas sem jamais perder a unidade narrativa. É uma obra de um frescor único. Um dos pilares do Cinema Novo.
-
Gostaria muito de entender as ligações do filme com a comédia pastelão, Neorrealismo Italiano, Cinema Novo e Frank Capra, pois o longa nada tem de comédia, quanto menos de subtexto social, carecendo de uma visão menos fraca da vida urbana brasileira, cujo o roteiro jamais desperta interesse, ficando apenas nos acontecimentos banais em volta do casamento. Simplista demais.
-
uma cronica muito bem contada
-
Tem um quê de neorealismo, de Capra, e tal, mas é um filme muito brasileiro! Discute o tempo todo essa relação entre afeição pessoal e dinheiro, muito característico do brasileiro e da época. Bons toques de comédia e um Guarnieri irreconhecível.
-
25/02/15
-
Clássico do cinema nacional, lançado nas telonas em 31 de dezembro de 1958, com distribuição da Ubayara e da Santa Clara Filmes. Rodado nos estúdios da Cinematográfica Maristela, no bairro paulistano do Jaçanã, com externas no Brás. Amei.
-
Clássico do Cinema urbano brasileiro, o filme é de um fluxo dramático impecável, em primeiro lugar, com base nos seus artifícios para enquadrar uma época em uma situação, culminando numa dramédia irresistível.
-
O estilo pastelão mais irrita do que agrada, mas o bom final põe o filme na média.