Impasse e desilusão. Impasse político de um país cortejando o abismo da ditadura. Desilusão de uma geração que pensava estar caminhando para dias melhores. Parece que no Brasil estamos sempre em momentos de impasse e desilusão. O filme de Saraceni está sempre em cartaz. Impressiona o trabalho de câmera na mão, sua busca dos corpos e espaço.
O conflito entre a praticidade e o idealismo vai para além da política, embora ela seja o centro das discussões dos amantes Marcelo e Ada. Mas a premissa não ganha um bom desenvolvimento, perdendo-se em diálogos e interpretações apáticas, distantes do espectador, que acaba não se envolvendo de verdade com o drama posto na tela.
Inexpressivo como política e desagradável como experiência cinematográfica, Saraceni não sabe lidar com o caos que toma o filme. Essa anarquia que representa a conjuntura política conflituosa do país fica apenas na superfície, rendendo uma obra que torna a desordem algo dominado pela frieza.
32-36 minutos, diálogo comunista perfeitamente moldado à realidade (inclusive essa "rebeldia" caseira de problemas mal resolvidos)...depois Bethania cantando Carcará, etc, etc. Bom filme!
Personagens bem definidos, porém, muito mal elaborados. Tudo é um horror, a trilha musical, contém, tão somente fragmentos de canções anunciadas, direção de atores muito canhestra, atuação teatrilizada demais, fotografia abaixo do nivel. Um despercidio