- Direção
- Roteiro:
- Jonathan Raymond
- Gênero:
- Origem:
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 104 minutos
Lupas (8)
-
Meu primeiro filme da Kelly Reichardt e gostei muito. Até acho que o filme em alguns momentos é lento até demais, sendo um pouco cansativo. Mas a ótima direção, junto com o roteiro, a parte técnica, principalmente a fotografia e o elenco fazem de O Atalho um ótimo filme. Todo o elenco está muito bem, com desta pra Bruce Greenwood e Michelle Williams em mais uma excelente. Um western bem diferente, mas muito bom.
-
Vagamente baseado em um incidente real envolvendo o guia de trilhas Stephen Meek e um bando de colonos em 1845.
-
Contemplativo e misterioso, ""O Atalho"" pode ser pensado como uma descida ao inferno em busca do idílico paraíso na terra, um confronto com a natureza. Mas também é sobre a noção de civilização, preconceito, as raízes turvas que formaram os EUA. Impressiona o aproveitamento do espaço, a paisagem, os planos abertos, o som, o rigor da encenação. Belo filme!
-
Imersivo e desolador retrato da colonização americana: um constante caminhar rumo a um lugar que nunca chega, sempre tão próximo e cada vez mais distante, guiado ora pelo velho branco desbravador, ora pelo nativo ininteligível. Confiança é tudo (?)
-
Fantástico, a abordagem feminina, pela diretora, num filme de faroeste predominantemente masculino, um filme lento, mas que nos prende, sem final, mas com questionamentos, adorável...
-
É como se substituíssemos a ação dos filmes de faroeste pela contemplação mais apurada dos dramas destas tantas diligências e famílias que se empenharam na conquista do oeste.
-
Fotografia de tirar o fôlego, assinalada desde o magnífico plano de abertura, além da sempre talentosa presença de Williams. Entretanto, a costura confusa das cenas e o ritmo extremamente vagaroso são um inimigo fortíssimo da insônia.
-
A incerteza transcrita na tela. A busca por pelo bom,nem se sabe o que,na confiança de um ruim sendo que este é o único que sabe o caminho. Visualmente deslumbrante.