Um microcosmo da realidade ditatorial, em que as normas existem sem sabermos quem definiu e por quê. O trabalho de montagem dá um toque a mais na ironia que o curta carrega.
De quem vem a ordem? Ter patente alta faz mesmo alguma diferença? São os profissionais da segurança todos "pau-mandado"? São questões interessantes,mas há alguns contra,como a comédia involuntária do início que tira a seriedade e a má qualidade dos atores
Apesar dos problemas de áudio, O Dia em Que Dorival Encarou a Guarda é um curta delicioso de se acompanhar, além de possuir um interessante questionamento sobre a hereditariedade militar.
Sem entrar em detalhes de construção dos personagens, o curta somente se preocupa em fazer apologia à indisciplina e disseminar o ódio aos militares, apresentados como seres ignorantes, brutos e simplórios cumpridores de ordens absurdas.
Drama contundente de um homem que chegou ao seu limite em meio à opressão policial. Inicialmente tem uma certa dose de humor e além disso conta com uma direção inspirada!