- Direção
- Claire Denis
- Roteiro:
- Claire Denis, Jean-Pol Fargeau
- Gênero:
- Drama, Suspense, Terror
- Origem:
- Alemanha, França, Japão
- Duração:
- 101 minutos
Lupas (16)
-
2023 Abril - 036
-
Uma carga psicológica não só de transformação, mas do puro estado do ser, do existir... O mistério vai muito além dos motivos pelos quais os personagens são perturbados, catapultando um nível de humanidade mesmo nos perversos. É um filme acima de tudo provocador em uma medida não facilmente vista, principalmente em se tratando de carnificina.
-
Mais sangrento que perturbador, a ausência de explicações fez com que nos apeguemos pouco aos personagens, os transtornos relatados não foram suficiente para despertar em mim empatia, na maioria dos momentos parecia sadismo pura e simples, vil, e sem significado, violência gratuita, enoja e causa repudio, mas faltou algo, longe de ser ruim, bom, mas faltou tempero, que não fosse sangue e sadismo...
-
Dentro da ideia concebida como o Novo Extremismo Francês, Desejo e Obsessão é um filme que possui esse tom frio e introspectivo do movimento, com personagens que pouco verbalizam suas intenções e vivem numa atmosfera melancólica. Contudo, o trabalho de Claire Denis aqui se destaca pela maneira como a diretora consegue articular uma atitude que denota um reconhecimento da inevitabilidade de certas tragédias, numa dialética que envolve um aspecto mais obsessivo da natureza humana.
-
Impressionante a maneira como Denis constrói uma narrativa tão intimista sem quase o uso de diálogos. Vampiros como seres solitários, doentes, depressivos por sua condição. Por não poderem viver com quem amam. Como a conexão carnal é impossível, o sexo leva a morte, portanto o desejo é privado. Nessa relação, o amor se torna distante e dolorido para ambas as partes. Ao final, vão continuar vagando pelo mundo ou trancafiados em suas casas, lutando contra sua própria existência.
-
Cinema físico, sensorial, intenso. Claire Denis elabora um filme sobre a carne e seus impulsos mais irracionais. Desejo, corpo, perversão - que tipo de primitivismo da carne se esconde na mente humana? É perturbador, mas também de uma delicadeza singular.
-
Denis gasta uma hora inteira apenas criando as expectativas e atmosfera necessária para o terço final, esse visceral e de rara coragem. Filme com profunda interação entre olhar e corpo.
-
Filme forte, aquilo que a maioria desses "autores" de arte tentam fazer e não conseguem (no Brasil atual mais ainda). Problema é que vejo ainda um certo feitichismo e me sinto um bocado distante da obra como um todo...
-
Utilizando a técnica apelativa de manter o espectador na ignorância em relação à trama e aos personagens, o filme consegue gerar certa expectativa, mas finaliza (se é que se pode dizer isso) decepcionantemente com qualquer ideia de última hora.
-
...
-
15/08/05
-
A sutileza e o ritmo vagaroso da narrativa de Claire Denis fazem de 'Desejo e Obsessão' um filme difícil, instigante e bastante simbólico. Para ser apreciado em diversas camadas.
-
O sexo como prazer, mas ao mesmo tempo como vício letal e irreversível. Os enquadramentos perfeitos e a atuação soberba de Gallo só acentuam o total domínio estético e narrativo de Claire Denis. Um filme gigante!
-
Embriaga com sua atmosfera bizarra e visceral, resultando em um exercício corajoso de suspense e sadismo, mas a trama parece nunca decolar de fato. Há limites para a perversão humana?
-
O corpo basta. Claire Denis perturba.
-
O irracional, o animalesco, o desejo carnal exposto aos limites da fome sexual, a dor e o orgasmo no extremo obscuro do ser humano, tudo pela câmera física de Denis, que poupa diálogos e tateia seus personagens até sangrarem. O gore em prol da poesia.