- Direção
- Peter Cohen
- Roteiro:
- Peter Cohen
- Gênero:
- Documentário
- Origem:
- Suécia
- Duração:
- 119 minutos
Lupas (11)
-
O conteúdo é muito bom, o formato é básico. Mas o que importa é a mensagem. Na Alemanha hitlerista, bem como no Brasil bolsonarista: homens medíocres e revanchistas construindo ruínas.
-
O filme caracteriza o nazismo pelo desejo de criar saúde e beleza. Daí haver duas categorias essenciais ao regime: médicos e arquitetos (estes, comandando a ala dos estetas). Como tão sublimes aspirações podem ter produzido o horror que produziram.
-
03/09/15
-
Paralelos entre a genialidade e a deturpação humanas (inclusive do gênio) poucas vezes sofreram um foco tão preciso às questões e intenções macabras da publicidade e propaganda. Além da análise, o documento faz calar pela terrível veracidade do fato.
-
Cohen resgata uma dimensão do nazismo comumente deixada de lado, mas fundamental: a importância da arte e da cultura, e a forma como foram manipuladas na busca de Hitler pelo "embelezamento do mundo".
-
What is the most resilient parasite? Bacteria? A virus? An intestinal worm? An idea. Resilient... highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it's almost impossible to eradicate. An idea that is fully formed - fully understood - that stic.
-
ótimo documentário, relaciona uma historia que nem é muito comentada da imensidão de assuntos que tem a Segunda Guerra Mundial.
-
Bruno Ganz narrando o filme sem saber que anos depois incorporará Hitler em "A Queda!" (atuação soberba) dá uma pitada de emoção a mais. Excelente documentário.
-
Mostra com precisão a ligação entre a obsessão por arte e limpeza de Hitler com as terríves práticas nazistas.
-
Possui um bom material, mas não é apresentado e nem explorado da melhor forma. Uma pena.
-
Quase tão irrelevante quanto tendencioso...