Incrível a capacidade de Marlene Dietrich no desenvolvimento e nas mudanças de feições conforme a evolução de Catarina II. Toda parte técnica com uma direção de arte exuberante e a direção estilosa de Sternberg garantem um filme muito bom.
Gosto em demasia das opções cenográficas de Sternberg e também seu espírito ousado e provocador. Uma espécie de Ligações Perigosas/A Favorita dos anos 30 que deve ter deixado muita gente escandalizada.A transformação da personagem me parece apressada.
Josef von Sternberg exagera no barroquismo para garantir mais um filme exótico - com inclinação burlesca - para sua musa Marlene Dietrich. O resultado é uma película extravagante, um tanto lúgubre, charmosa e ousada. Bom filme!
Curioso, longe do especial. Genial na ousadia dos anos 30, limitado também. As intervenções constantes das telas narrativas quebram demais o ritmo.
Cresce demais quando surge o lado dúbio, e a Dietrich vadia começa a dominar. Ali está o diferencial.
É anacrônico, mesmo para a sua época - a narrativa precisa de cartelas para andar! De tão equivocado - incluindo aí as atuações mais bizarras que se tem notícia - parece horas mais longo do que realmente é.