Todo um ideal do que é correto é posto em prova quando as aparências não conseguem mais sustentar essa suposta virtude. A personagem da Lilian Gish acaba sendo um símbolo da desolação que existe na medida em que esses valores são quebrados. Como o filme ressalta desde o início, seu nome de personagem é um mero detalhe, pois os protagonistas de Griffith representam não somente um indivíduo, e sim a humanidade como um todo.
Griffith controlava muito bem suas narrativas e por mais que hoje a vejamos com um tanto de ingenuidade e moralismo nítido não podemos esquecer que estas mensagens ajudaram a mudar e melhorar o mundo de alguma forma; E que cena brilhanta esta das geleiras, como foi filmado para mim é um mistério.
Nada controverso, ele acabou se tornando um sucesso absoluto de público. Surpreendente, incrivelmente moderno em alguns pontos e ultrapassado em outros, ainda emociona, diverte, prende o espectador e, em especial, mostra o talento incontestável de Lillia
Um filme capaz de levar você para um outro tempo, mergulhando ao fundo em um melodrama supremo concebido por Griffith, com uma performance espetacular de Gish. A cena da nevasca supera qualquer 3D em filmes modernos de hoje.
Hoje pode soar excessivamente moralizante, mas Griffith alcança talvez o equilíbrio pleno entre o melodrama e o épico. O clímax na tempestade de neve, com Lillian Gish à deriva no degelo do rio, permanece espetacular.
O roteiro deve ter inspirado a maioria das novelas antigas, principalmente as mexicanas. A direção é ótima e excelente a montagem, com cenas fortes e muito boas (algumas desnecessariamente cômicas). O elenco ajuda muito. Faltou um final mais criativo.