- Direção
- Roteiro:
- Abbas Kiarostami
- Gênero:
- Origem:
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 83 minutos
Lupas (12)
-
A inocência e virtude infantil de frente com a questionável maturidade e rigidez adulta sob diversos ângulos.
-
Cheio de inconformada ternura, Kiarostami observa a infância e vê crianças sem lugar e direito de ser crianças, fadadas a uma educação que as enxerga como miniadultas. O périplo do menino para devolver o caderno do amigo é sintomático nesse sentido.
-
Kiarostami prova que não é preciso uma jornada épica para nos fazer torcer pelo personagem e se sentir cativado por ele. Uma mistura prefeita de simplicidade e inocência que explora a sensibilidade de uma criança e a frieza de uma sociedade.
-
Kiarostami se preocupa mais com a jornada que levará o personagem do que propriamente o sucesso ou não de seu desfecho. E acerta mais uma vez, mostrando toda humanidade ainda inocente na infância e que se perde com o tempo.
-
Me resta uma pergunta: Quando perdemos o senso de fraternidade tão inerente as crianças? Talvez quando o azedume da vida passe a fazer parte do cotidiano... Uma poesia de extrema sensibilidade de Kiarostami!
-
sobre a difícil arte de ser criança em qualquer época e lugar
-
Kiarostami filma a realidade no tempo do real, em condições e virtudes quase documentárias. A pequena grande aventura do menino rumo a seu amigo encanta, diverte e faz refletir sob qualquer ponto de vista. Meu favorito do cineasta.
-
O avô falando ... Tudo muda um dia.
-
A castração do pensamento próprio , o individualismo, a incomunicabilidade, a falta de tato. Onde Está? iniciou uma série de filmes iranianos com crianças à procura de algo perdido, em geral um objeto que representava muito mais do que um simples objeto.
-
25/11/11
-
A sociedade pelo olhar da criança: o excesso de disciplina, o peso da tradição e falta de diálogo como elementos sufocadores. Incrível a tensão que consegue criar com um simples fato cotidiano, e como consegue criar um final tocante e esperançoso.
-
Simplicidade e experiência cinematográfica de alto nível. Olhando agora vejo que o realismo foge algumas vezes - ponto que me chamava atenção outrora.