As prostitutas de seios nus não foram incluídas no filme para torná-lo mais ousado, mas sim para adicionar uma nota de autenticidade histórica. A lei veneziana da época exigia que todas as prostitutas descobrissem os seios porque as autoridades cristãs estavam preocupadas com a homossexualidade desenfreada na sua cidade.
Espetacular adaptação. Transcreve TODO o texto - modo correto, alterar Shakespeare devia ser crime inafiançável.
A história é maravilhosa - o jogo do cortejo com os baús, a troça com os anéis, a disputa moral de religiões.
Foi muito bem encenada e o elenco é bastante atraente - Al Pacino é um grande Shylock, Lynn Collins realmente tem a beleza enigmática de Pórcia.
Provavelmente o deboche, sem alívios (uma peça 100% pró-cristã) foi a causa de não haver outras adaptações de cinema.
Apesar da bela recriação de época e de grande atuação de Al Pacino, Radford se limita a recontar a obra original, sem qualquer adaptação que o torne mais cinematográfico e menos teatral, mantendo o melodrama excessivo e a propaganda antissemita.
Desconhecedora da história e o linguajar rebuscado do filme, atrapalharam um pouco meu entendimento, mas após me sintonizar com o roteiro, achei o muito bom, excelente a parte do "julgamento"...
al pacino muito bem.....o climão de shakespeare funciona.....mas as vezes são closes e planos fechados demais....talvez para não revelar os cenários, ou a falta deles...