Um verdadeiro show de experimentações, tanto de movimentos de câmera, efeitos especiais e maquiagem que marcaram e inovaram em sua época. Não chega a ser aterrorizante como poderia e o desenvolvimento não é dos melhores, se não seria uma obra-prima.
As tomadas de câmera, como a cena de abertura em primeira pessoa, até hoje não envelheceram. O filme pega um ritmo bom a partir do segundo ato, quando fica mais claro os conflitos entre Hyde e Jekyll.
Tem muito do expressionismo alemão e uma ótima cadência de câmera, com bons travellings e efeitos visuais de ótimo nível. Além disto trabalha bem o embate entre o lado animalesco do homem x suas máscaras de vida em sociedade, logo é um filme irretocável.
Do romance que talvez melhor trabalhe a questão da dualidade no inconsciente humano, R. Mamoulian extraiu um filme que mantém a dialética do livro em destaque, sem grandes rupturas. O trabalho de composição visual também ajuda, um achado do começo ao fim.
Tem uns buracos no roteiro, mas tudo bem! Fredric ARRASOU aqui nesse papel e ainda teve tempo para ser sexy. Rouben super querendo explorar tudo o que cinema pode oferecer... filme agradável de se assistir ♥
Personagem brilhante com March doentio e o virtuosismo de Mamoulian (expresso tanto na variedade de técnicas, que vão de subjetivas a panorâmicas insanas, quanto na ironia de vários quadros) num filme que merece com todos os louros o título de "Clássico..
Mais que sua história e personagens envolventes, é na direção criativa e de muitos recursos interessantíssimos que reside o sucesso deste suspense de arrepiar.
Uma obra prima, somente no dou nota máxima, porque, no final, houve uma quebra de boa sequencia e ficou um pouco exagerado, mas mesmo assim, muito RECOMENDÁVEL. A fisionomia e o cabelo do MR. HYDE, serviu no futuro para filmes, em que foram copiados.