
- Direção
- Roteiro:
- Cristian Mungiu
- Gênero:
- Origem:
- Duração:
- 113 minutos
- Prêmios:
- 65° Globo de Ouro - 2008, 60° Festival de Cannes - 2007
Lupas (22)
-
Mais do que a relevância do tema central, o que sempre me fez pensar em relação a esse filme é o fato de que é raro uma amizade igual, alguém doa mais do que recebe.
-
Constantemente você se pergunta até onde vale estender uma cena e, quanto mais dura, mais você entende o porquê.
-
Uma questão complexa, que gera debates calorosos, mas que em pleno ano de 2020 ainda não é tratada da forma como deveria ser: O aborto é um problema de saúde pública, um problema da condição feminina, de mulheres poderem decidir sobre seus corpos sem prestar contas a ninguém. Não acho que o filme de Cristian Mungiu tome alguma posição, ele mostra a realidade como ela é. É para revirar o estômago mesmo.
-
Sesc, 30-07-2019.
-
Muito bem feito mesmo. Pega de surpresa, vai andando e só esclarece depois de vários minutos. Realista e sem nenhum enfeite, sobre um tema que provoca discussões. Pesado de ver em algumas partes, impactante com certeza, bela e longa 1º sequência no quar
-
As longas tomadas com poucos cortes somadas introdução fria dos personagens, num filme com um tema tão delicado quanto controverso, estampam uma realidade que até aqui não havia sido tão palpável. Grande obra.
-
O clima é frio e melancólico, mas o filme não. Cru e realista, é um excelente drama.
-
O maior êxito do filme é, mesmo sem tomar partido de maneira clara (numa eventual discussão sobre descriminalização do aborto), humanizar as duas protagonistas, de modo que nos envolvamos com elas e compreendamos seus dramas, sem maniqueísmos.
-
Bom
-
13/04/13 - Um dos melhores filmes sobre aborto. Retratado de maneira neutra e reflexiva.
-
Não é fácil esquecer de 4M, 3S e 2D. É um filme forte e não faz questão de esconder isso. Toda a sequência envolvendo o aborto é de uma angústia e revolta a ponto de deixar seu público inquieto e surpreso com tamanha frieza. Difícil de ser digerido...
-
Cria um clima de desconforto desde os primeiros minutos e possui um par de cenas que ficará na mente pela secura e verdade retratada.
-
Direção seca, crua, que foge de artificialismos e trata de forma madura desse tema tão delicado. A sequência do jantar causa grande incômodo, Mungiu enclausura a personagem e o espectador. Mas o que vem a seguir é ainda pior .. Não há para onde fugir.
-
Bom demais.
-
Direção primorosa, em que todos os recursos cinematográficos almejam a realidade. Nada como uma abordagem verdadeira para um tema verdadeiro (e difícil) como o aborto, transformando a tensão das personagens em tensão para o espectador.
-
Bom, mas tem nada de demais.
-
A boa direção e a Boa atuação do elenco se sobressaem. Mas comparado a outros filmes que ganharam a palma de ouro, esse pareceu-me faltar algo. "Em outras palavras, um filme simples e objetivo."
-
Provativo, nos oferece uma história polêmica e controversa que nos causa um desconforto tremendo, aliados a uma fotografia crua (mas belíssima), ausência de trilha-sonora, direção épica e atuações histericamente naturais. Sutil e afiado como esgrima.
-
Une aridez e pungência para abordar um tema sensível, para o qual as portas do debate permanecem abertas. Mais um exemplar proveniente da cinematografia romena a que se pode dispensar muitas palavras laudatórias.
-
Bom filme romeno. Peca em algumas cenas longas demais mas em geral acerta.