- Direção
- Luis Buñuel
- Roteiro:
- Luis Buñuel (roteiro), Salvador Dalí (roteiro)
- Gênero:
- Drama, Fantasia
- Origem:
- França
- Estreia:
- 31/12/1969
- Duração:
- 16 minutos
Lupas (38)
-
Uma mulher vive um relacionamento abusivo com um brocha que só consegue ereção se masturbando a ponto da mão cair ou literalmente formigar. No fim se libertam com passeios idílicos na praia. Kkkkkkkkkk Neste filme a interpretação é livre. Experimental como o cinema teve que ser......
-
https://letterboxd.com/vinigarcia/film/un-chien-andalou/
-
Deve ser visto com olhar contemporâneo a seu tempo. Hoje é extremamente datado, as imagens feitas para chocar o público já não constrangem ninguém. É uma crítica à sociedade burguesa e seus paradigmas e dogmas sociais e religiosos.
-
"Um Cão Andaluz", o significado do título do filme é que não significa nada. Bunuel insistiu que não havia sentido. "O filme é um exemplo de como nossas mentes podem interpretar coisas sem sentido e dar-lhes sentido".
-
Vanguardista de todos os ângulos. A cena do olho é um momento incrível.
-
Coisa de retardado. YT, 23-06-2019.
-
Experimento livre e absurdo. Uma sucessão de imagens que gera varias coligações imagéticas e sonoras na cabeça do espectador por puro prazer de degustar o inesperado. Gera leituras e interpretações bem interessantes.
-
Uma coleção de imagens marcantes (a cena da navalha, o Shino Aburame da era muda, o outro babando com os peitos na mão, um burro morto de verdade) mas sem história e aleatório demais. Vale ver mas cansa mesmo com 15 minutos!
-
Uma experiência sensorial que caminha pelas vertentes do subconsciente. Buñuel e Dalí criam um jogo de simbolismos, um conjunto abstrato; ou simplesmente um filme de imagens estranhas, mas de puro charme. Não importa. É o Cinema tentado tirar as amarras.
-
Funciona como filme ensaio, já que diversas características de seu excepcional realizador já podem ser percebidas (o prólogo inicial, elemento mais famoso da obra, é realmente genial). Uma pena que este ótimo nível acabe variando de uma cena para a outra.
-
Certamente é surreal. Obviamente ininteligível. Não é minha praia
-
Muito surreal mesmo, insano, apaixonante, inicio chocante, final morno, mas não menos louco...
-
Se o objetivo era ser impossível de racionalizar, plus não fazer nenhum sentido, até que tá bem certinho.
-
Posso ter entendido pouco ou porra nenhuma, mas creio que seria exagero pedir certa racionalidade num filme realizado em plena crise de um sistema, por artistas inventivos e críticos. Pra quê se prender a normas, se o momento é propício para mudanças?
-
Uma obra-prima surrealista sobre a ignorância social, a irracionalidade humana e o desejos humanos mais primitivos. Destaque para o elenco, a fotografia, a criatividade e a trilha contagiante. Para refletir por muito tempo.
-
O vanguardismo de Um Cão Andaluz é inegável em diversos aspectos da narrativa não só surrealista, mas cinematográfica de um modo geral. A partir do corte no olho que abre o filme, o cinema se libertou de diversas amarras e nunca mais foi o mesmo.
-
Surreal.
-
Uma verdadeira aula de montagem (edição)!
-
31/12/07
-
Quando chega ao cinema a ideia de que as coisas sempre terem que fazer sentido, na verdade, não faz sentido.