Um filme rebelde e anti autoridade, um grito de revolta contra regras e exército, esperado no cinema dos anos 60, começa tenso e dramático com uma execução, oque dá o tom da seriedade do que espera os nossos protagonistas,mas depois vira uma comédia quase pastelona, com direito a um jogo de guerra hilário pra sacanear um major, a um perfeito equilíbrio e desenvolvimento dos personagens e do senso de perigo que os espera, a sequência final apesar de muito boa é um tanto caricata, mais sangue...
Pensei que esse filme fosse mais sério (só no final), e não tivesse tantos momentos cômicos, rs. Certamente foi uma das inspirações de Tarantino pra Bastardos Inglórios.
Uma ode à desobediência e afronta à autoridade, já com ares de Nova Hollywood. Ótimos personagens com um elenco escolhido a dedo. Marvin e Cassavetes style demais. Bastardos Inglórios total! E uma direção bm estilosa do Aldrich.
Descolado para um filme de guerra sério e clássico. Doce e incrivelmente humano para doze cruéis presos condenados. Realmente difícil não torcer para estes inusitados anti-heróis.
Partindo de criatividade (sim ainda havia),usando o elenco mais Homem do cinema e desenvolvendo personagens com muita competência.
Isso sim é Missão de guerra !
É mais uma brincadeira de 2h e meia do que um denso e pesado drama de guerra. E não há problema nenhum nisso. Tarantino deve ter visto esse antes de fazer Bastardos.